Americana segue como referência no Estado nos processos de abertura on-line de empresas

Técnicos da Secretaria Municipal de Fazenda capacitam servidores

 

 

A Secretaria de Fazenda de Americana recebeu, na última quinta-feira (10/04), técnicos das secretarias de Serviços Urbanos, de Meio Ambiente e de Desenvolvimento Econômico para realizar um balanço das empresas abertas no município através do sistema on-line – SIL – do governo do Estado de São Paulo.

 

Até o momento, já foram abertas mais de 1.300 (mil e trezentas) empresas no município de Americana através do Sistema Integrado de Licenciamento – SIL – e, na reunião, foram elaboradas estratégias para facilitação do atendimento dos empresários e contadores que utilizam o sistema on-line, além de estreitar as relações entre as secretarias, o que melhora a qualidade do atendimento do município de Americana.

 

Vale lembrar que na semana passada, Americana recebeu a visita de técnicos de Santa Bárbara D´Oeste para conhecer os procedimentos implantados pela Secretaria Municipal de Fazenda ao conduzir a abertura de empresas no município, a partir da utilização do SIL – Sistema Integrado de Empresas do Governo de São Paulo, escolha esta que se deu através de informações recebidas pela cidade vizinha da excelência e rapidez nos procedimentos, priorizando e muito a desburocratização.

 

“A Secretaria de Fazenda está empenhada na desburocratização para abertura de empresas no município; as reuniões periódicas com os diversos setores envolvidos torna o município de Americana modelo para as demais cidades do Estado, que estão utilizando o Sistema Integrado de Licenciamento”, ressalta o secretário de Fazenda, José Antônio Patrocínio.

 

Eficiência

Em análise constante feita pelo Governo do Estado, constatou-se que em Americana delibera-se sobre a viabilidade do empreendimento no mesmo dia do pedido. Com isto, os contribuintes considerados de baixo risco (mais de 92% dos casos) podem começar a trabalhar de forma regular (com alvará) em questão de horas.

 

Compare

Segundo estudos do Banco Mundial (Municipal Scorecard 2008), no Brasil o prazo médio do procedimento para abertura de empresas é de 61 dias.

 

Serviço

Em Americana, o SIL é iniciativa da Secretaria de Fazenda, com apoio das secretarias de Administração e de Planejamento. Para utilizar a nova ferramenta, basta acessar www.americana.sp.gov.br ou www.sil.sp.gov.br.

 

 

Unidade de Imprensa

Comentários

Notícias relacionadas