Americana: Saúde ministra palestra sobre dengue e chikungunya para alunos de escola estadual

Ontem e hoje, (26 e 27/11), o Programa Municipal de Controle da Dengue está na Escola Estadual Maestro Germano Benencase, no Jardim Alvorada, ministrando palestra sobre dengue e chikungunya. Cerca de 600 pessoas, entres alunos e profissionais de educação, participam da ação educativa.

Durante a palestra, um dos tópicos abordados são as medidas de prevenção da dengue que é a mesma utilizada para o chikungunya já que a doença é transmitida também pelo mosquito Aedes aegypti. “Atualmente, não temos nenhum caso de chikungunya no município, mas como se trata de uma doença recente, a população está suscetível a se infectar”, comentou Selma Coelho, coordenadora do Programa Municipal de Controle da Dengue.

A iniciativa foi da Estratégia de Saúde da Família do Jardim Alvorada. “A gerente do posto médico nos informou que os moradores do bairro costumam ir para a Bahia no final do ano em virtude das datas festivas. E esse estado apresentou casos de chikungunya, por essa razão estamos realizando a ação preventiva e informativa com os moradores de Americana”, acrescentou Selma.

Chikungunya – doença viral parecida com a dengue, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti e Aedes albopictus, transmissores da dengue e da febre amarela. Dentre os sintomas da doença estão: a febre alta que aparece de repente e vem acompanhada de dor de cabeça, dor muscular, erupção na pele, conjuntivite e dor nas articulações.

O diagnóstico se dá por avaliação clínica e exames laboratoriais. O tratamento é sintomático.

Comentários

Notícias relacionadas