24Horas RMC 

Americana: Saúde entrega 16,4 milhões de medicamentos em 2013

A rede pública de saúde de Americana dispensou 16.407.388 em unidades de medicamentos à população no decorrer de 2013, o que corresponde a mais de 75 unidades por habitante, de acordo com a população americanense estimada em 214.873 pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Ao todo, o investimento em medicamentos nesse mesmo período foi de R$ 8,8 milhões, sendo 47,82% oriundos do município, 7,71% do governo estadual e 44,47% dos cofres federais.
DSC_0169O secretário de saúde, Fabrizio Bordon, destaca que em Americana o investimento para garantir assistência farmacêutica aos usuários é crescente. “Atualmente o município arca com a maior parte dos investimentos em saúde, pois as verbas federais e estaduais não são suficientes. Nos empenhamos para garantir um serviço cada vez mais amplo, com mais qualidade e eficiência à população, o que inclui a dispensação de medicamentos”, afirmou.
Os medicamentos mais entregues no decorrer do ano foram os relacionados a tratamentos de hipertensão, gastrite, displidemia, depressão, tireoide e dor/inflamação. Os dez remédios que lideram a lista são Losartana, Captopril, Metformina, Omeprazol, Sinvastatina, Ácido Acetilsalicílico, Hidroclorotiazida, Glibenclamida, Levotiroxina e Propanolol.
Atualmente, a assistência farmacêutica engloba os programas Componente Básico (Dose Certa, saúde mental, planejamento familiar, Insulinas e insumos diabéticos), Componente Especializado (medicamentos de alto custo) e Componente Estratégico (tuberculose, hanseníase, meningite, leishmaniose e esquistossomose).
Americana fornece 450 tipos diferentes de medicamentos à população nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), farmácias dos PAIs (Programa de Atendimento Imediato), farmácia do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), farmácia do Ambulatório de Infectologia, Farmácia Municipal da Praia Azul e Farmácia Central. A entrega de medicamentos nesses locais é realizada por uma equipe composta por 40 profissionais, entre farmacêuticos e auxiliares de farmácia.
Vale ressaltar que qualquer cidadão que reside em Americana pode retirar medicamentos nesses locais mediante apresentação de prescrição médica (receita), documento de identificação com foto e cartão SUS.
Orientação e tratamento vão além dos medicamentos
Em Americana, o tratamento de hipertensão e diabetes não se resume à entrega de medicamentos. Para ampliar os cuidados com essas doenças, que estão entre as que têm maior demanda de remédios, a rede pública de saúde do município oferece, ainda, grupos de orientação e atividades físicas nas UBS.
Os encontros acontecem semanalmente e contam com a presença de médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de saúde (ACS) que dão orientações sobre qualidade de vida, alimentação saudável e promoção de saúde, além de acompanharem as atividades físicas e realizarem aferição de pressão arterial dos participantes antes e depois dos exercícios.
Para informações detalhadas sobre funcionamento e inscrição nos grupos, a indicação é que o usuário procure a UBS mais próxima de sua residência.
Fotos: Bruno Carrenho/Prefeitura de Americana
Unidade de Imprensa
Comentários

Leia também...

Leave a Comment