RMC 

Americana: Projeto “Comemorando e Preservando” divulga o Dia Mundial dos Oceanos


A Secretaria de Meio Ambiente da prefeitura de Americana, por meio do projeto “Comemorando e Preservando”, está divulgando informações sobre o Dia Mundial dos Oceanos, comemorado em 8 de junho. A data, reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), foi criada com objetivo de conservar os mares e mostrar como as ações dos seres humanos têm impacto na biodiversidade presente nas águas salgadas.

 

Existem cinco oceanos no nosso planeta: Oceano Atlântico, Oceano Pacífico, Oceano Antártico, Oceano Índico e Oceano Ártico. Todos de igual importância para o planeta Terra. Sem os oceanos a vida na Terra poderia ser exterminada, não só por eles serem grandes fornecedores de alimentos como peixes e crustáceos, mas também por serem os grandes fornecedores de oxigênio e umidade para todo o planeta. Os oceanos cobrem cerca de 65% do planeta e produzem metade do oxigênio que respiramos.

 

Os oceanos enfrentam sérias ameaças, das quais se destacam a poluição, a exploração de recursos, a destruição de habitats, a degradação ambiental, o desaparecimento da biodiversidade.

 

A legislação, educação ambiental e sensibilização da população podem reduzir os impactos ambientais nos mares. Para manter a sustentabilidade dos oceanos é necessário desenvolver estilos de vida mais sustentáveis.

 

As pessoas podem tomar algumas atitudes simples em proteção aos oceanos, tais como:

 

  • Não jogar lixo nas praias. Essa decisão simples pode fazer uma grande diferença; todo lixo perto da beira da praia pode possivelmente ir parar no oceano, seja com a ajuda do vento, marés ou pela ação de animais. O lixo deve ser colocado na lixeira ou levado para casa para um descarte correto

 

  • Não comprar peixes ameaçados de extinção

 

  • Não construir ilegalmente em áreas costeiras

 

  • Cuidar do encanamento. A poluição advinda de encanamentos frequentemente acaba no mar, e é aí que pode fazer uma grande diferença. Não jogar no encanamento tinta, solventes, produtos de limpeza, pesticidas ou outros químicos

 

  • Na praia, as pessoas podem ter atitudes voluntárias de recolher o lixo espalhado na orla

 

  • Denunciar qualquer atividade ilegal que estiver prejudicando o oceano

 

 

Unidade de Imprensa

Informações da Secretaria de Meio Ambiente

 

Comentários

Leia também...