Americana: Programa de Controle de Escorpiões é referência para o município de Socorro

As ações realizadas pelo Programa de Vigilância e Controle de Carrapatos e Escorpiões (PVCE) da Secretaria de Saúde de Americana tornaram-se referência para a cidade de Socorro. João Batista Preto de Godoy, secretário de Meio Ambiente da referida cidade, esteve em Americana para conhecer o trabalho realizado em relação ao controle de escorpiões.

 

Programa de Controle de Escorpiões é referência para o município de SocorroGodoy, que estava acompanhando pelo biólogo Marcos Antônio Ribeiro Junior, também de Socorro, ficou impressionado com a organização do serviço americanense. Ambos acompanharam visitas técnicas realizadas pela equipe aos munícipes e, na sede do PVCE, conhecerem as linhas de trabalho do Programa.

 

“O trabalho realizado em Americana é formidável. A equipe é bem preparada e os munícipes aceitam bem o serviço. Vamos usar como modelo para implantar ações educativas e de controle de escorpiões em Socorro. Hoje, a cidade não possui nenhum programa nesse sentido e diante do número de acidentes escorpiônicos registrados no ano passado e ao óbito por picada precisamos e vamos desenvolver ações para a melhora da qualidade de vida dos nossos moradores”, comentou. Socorro tem uma população de 37.000 habitantes e apresentou 100 acidentes escorpiônicos em 2013.

 

O coordenador do Programa e médico veterinário, Dr. José Brites Neto, ressaltou que o PVCE ao longo dos anos vem se consolidando e se tornado referência para outros municípios. “Através das nossas ações, identificamos e conhecemos a distribuição da população de escorpiões na cidade. Dessa forma, planejamos estratégias adequadas e orientamos a população. Nossas atividades visam, principalmente, a prevenção e a redução do número de acidentes por picadas de escorpião”, explicou Dr. Brites.

 

O PVCE desenvolve também uma efetiva ação de controle de escorpiões nos cemitérios da cidade coletando os aracnídeos durante a captura noturna que visa reduzir a infestação dos escorpiões nessas áreas de risco. Durante o trabalho, a equipe utiliza luz ultravioleta, que permite o destaque do escorpião em ambientes escuros, facilitando, assim, a coleta mecânica. Todos os escorpiões são enviados ao Instituto Butantan e Vital Brazil para a produção de soro antiescorpiônico utilizado em todo o país.

 

Todo munícipe que estiver enfrentando problemas com escorpiões deve entrar em contanto com o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) da Prefeitura de Americana pelo telefone 3475-9024.

 

Unidade de Imprensa

Comentários

Leia também...