24Horas RMC 

Americana: Poço da Colina é reaberto à população

O Departamento de Água e Esgoto, DAE, de Americana, reabriu hoje, 06/03, o poço de água do Jardim Colina, que tinha sido fechado no dia 11/02 após sofrer um abrupto rebaixamento no lençol freático, devido ao clima atípico de estiagem.

 

O DAE realizou estudos técnicos para analisar a real situação do lençol freático e constatou que uma adequação na bomba faria com que o poço, que tem 120 metros de profundidade, voltasse a oferecer água  à população. Os estudos também apontaram que de 1.000 litros/hora, a vazão do poço passou para 300 litros/hora.

 

Segundo Roberval de Lima, encarregado da Unidade Operacional do Sistema de Água do DAE, o poço está operando no limite da vazão. “Fizemos uma adequação na bomba, para que fosse possível continuar puxando água, mas se o nível continuar baixando, terá que ser fechado definitivamente”.

 

O poço do Jardim Colina fica na Rua Paraíba, na Praça Hildelbrando Gobbo. Americana é abastecida por dois lençóis freáticos, Itararé e Tubarão. Os 30 poços do DAE espalhados pela cidade pertencem ao sistema Itararé.

 

Foto: Natália Mendes/DAE

 

Unidade de Imprensa

Comentários

Leia também...