Americana: Educação promove workshop sobre Direitos Humanos


A Secretaria de Educação de Americana promove o workshop “A Educação em e para os Direitos Humanos e a Diversidade Cultural no Âmbito da Educação Básica”, no próximo dia 22 de setembro, na sede da própria instituição, Colégio Heitor Penteado, à noite, para 40 professores.

A proposta do Workshop, segundo a Assistente Social da Educação, Simone Brodoloni, consiste em proporcionar momentos de reflexão sobre os direitos humanos e a diversidade cultural aos profissionais que atuam na área da educação básica, especificamente educação infantil e os primeiros anos do ensino fundamental.

“Nosso maior desafio é fomentar o diálogo crítico-reflexivo no contexto da formação continuada, possibilitando aos participantes a oportunidade de aprimoramento do conhecimento, tendo como foco principal a valorização dos direitos humanos e a construção de relações pautadas nos valores éticos e morais”, justificou a organizadora da palestra, Simone.

A educadora acredita ser imprescindível a inserção dos direitos humanos na formação continuada dos educadores.  “A educação para os direitos humanos quer formar cidadãos ativos e conscientes de seu papel na sociedade. É necessário que seja também sujeito participativo e vivencie seu aprendizado”, afirmou a Assistente Social. Para ela, por isso, os educadores necessitam de uma atenção especial no contexto da formação continuada e de ferramentas para que se apossem concretamente da Educação nos Direitos Humanos com prática cotidiana.

Antes da formação de Simone será passado o curta, “A história dos Direitos Humanos”. “A minha palestra vai tentar identificar a concepção e percepção que os educadores têm a respeito da educação nos direitos humanos no âmbito da formação continuada”, concluiu. Outro Workshop vai acontecer no dia 29 de setembro com o tema “A Violação dos Direitos: Debate e Fechamento”. “Devido à grande procura vou tentar abrir novas turmas em novembro”, revelou Simone.

Serviço:

Palestra: “A Educação em e para os Direitos Humanos e a Diversidade Cultural no Âmbito da Educação Básica”, com a Assistente social, Simone Brodolini

Local: Sala de Reuniões da Secretaria de Educação, Rua dos Estudantes, 40, Centro – Americana, das 18h30 às 21h30 .

 

Unidade de Imprensa

Comentários

Notícias relacionadas