29 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Americana: Conselho de Saúde busca ajuda junto ao Estado para o Hospital Municipal

Compartilhe essa notícia!

Foto: Marília Pierre

Na busca por melhorias no Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, que passa por dificuldades devido a crise financeira vivenciada pela Prefeitura de Americana, o Conselho Municipal de Saúde tem se reunido constantemente com responsáveis pela Secretaria de Saúde e Fusame.

 

No inicio de janeiro, trabalhadores do Hospital Municipal procuraram o Conselho de Saúde para relatar que a unidade de saúde estava sem a medicação Alteplase, utilizada para infarto, e que pacientes que fazem tratamento de câncer de mama estavam sendo dispensados em virtude da falta do medicamento quimioterápico, Herceptin. O não recolhimento do lixo hospitalar também foi assunto mencionado. Como também os pedidos de exoneração dos diretores do Hospital que por conta disso, impedia a assinatura de cheques para a compra de medicamentos e consertos de equipamentos.

 

“Diante dessa situação, entrei em contato com a Diretora Técnica da DRS VII de Campinas, Márcia Bevilácqua e o vice-prefeito, Roger Willians da Fonseca e explicando a eles a situação do Hospital Municipal. Ela prontamente me atendeu e agendou uma reunião conosco e com a Secretaria de Saúde”, comentou a presidente do Conselho, Rute Alves Vieira. Ela ressaltou que a diretora da DRS VII entrou em contato com o secretário de Saúde, Wagner Tegon, para agendar a reunião.

 

Durante o encontro que contou com a presença do secretário de Saúde, do assessor Marcelo Ferraz, do prefeito Omar Najar, do vice-prefeito, Roger Willians da Fonseca e da futura secretária de Saúde, Mirella Povinelli, além da Márcia Bevilácqua, o Conselho de Saúde solicitou medidas urgentes para resolver a situação apresentada.

 

“A diretora da DRVII, durante a reunião, entrou em contato com o Hospital das Clinicas da UNICAMP, e pediu auxilio. Foram fornecidas cinco ampolas do medicamento Alteplase. Ficou acordado também que as pacientes que fazem quimioterapia (seis) seriam encaminhadas para o hospital Mário Gatti provisoriamente, para o tratamento, que será acompanhado por este conselho”, informou.

 

Em relação ao lixo hospitalar, a presidente comentou que o prefeito se comprometeu a retirá-lo. Fato que começou a ser feito no dia 08 de janeiro. “Cobramos também a construção do Centro de Oncologia para Americana e encaminhamentos sobre os pacientes que necessitam das Próteses Auditivas no total de 418 pacientes,fomos informados que a nova Secretária de Saúde juntamente com sua equipe fará um plano de trabalho para 2015”.

 

“Foi comentado também que na urgência e emergência (HM) será decretado 100 dias de emergência na Saúde de Americana e que o Estado socorreria a cidade”, acrescentou. Rute anunciou que no dia 12 de janeiro, haverá uma nova reunião com a presença dos mesmos para tratar do plano emergencial.

 

OUTRAS INFORMAÇÕES

 

O COMSAUDE acompanhou a chegada da verba MAC – Média e Alta Complexidade do Fundo Nacional de Saúde para o Fundo Municipal de Saúde e constatou que foram feitos todos os repasses dos prestadores de serviços. Lembrando que, o Conselho de Saúde, assim que ficou sabendo que o Governo Federal atrasaria a verba, que serve para financiar procedimentos hospitalares de média e alta complexidade, como cirurgias, transplantes de órgãos, partos e tratamentos oncológicos, considerando o estado de emergência atual, solicitou de imediato, agendamento deReunião com o Ministro da Saúde e Conselho Nacional de Saúde.

 

Reunião esta que ocorreu em Brasília, com a participação do Ministério da Saúde, das Presidentes do Conselho Municipal de Saúde e do Conselho Nacional de Saúde, e graças a essa intervenção, a verba federal (MAC) foi repassada na sua totalidade.

 

Acompanhou também a determinação de que, em devido o aparelho de tomografia se encontrar quebrado desde 03 de janeiro de 2015, todos os pacientes que necessitarem deste tipo de exame, será transferido de ambulância ao Hospital Estadual de Sumaré, até que o mesmo seja consertado.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!