Amigos Domésticos RMC 

Americana amplia cobertura de vacinação antirrábica

A campanha de vacinação antirrábica, que teve início no dia 5 de agosto, chegou ao término no último final de semana, com postos montados no bairro Antônio Zanaga e no Mercado Municipal. A campanha contou com o apoio da ONG “Anjos Peludos” e também com alunos do curso de medicina veterinária da FAM (Faculdade de Americana), que atuaram como voluntários.

 

De acordo com o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), a meta para este ano era vacinar 18.800 animais, atingindo assim uma cobertura vacinal de 80% sobre a população de cães e gatos. Segundo dados do Instituto Pasteur, o município possui aproximadamente 20.500 cães e 2.900 gatos.

 

Desde o início das atividades até o domingo 1º de outubro, o CCZ conseguiu vacinar 7.046 cães e 1.394 gatos, totalizando 8.440 animais. Já as clínicas veterinárias, cuja vacinação antirrábica também é considerada para efeito de cobertura vacinal, foram 2.701 cães e 539 gatos. Sendo assim, o total de animais imunizados em todo o município, até agora, é de 11.680, o que representa 47% de cobertura para os cães e 65% para os gatos.

 

A médica veterinária e responsável técnica do CCZ, Aneli Marques Neves Conceição, afirma que o município conseguiu ampliar a cobertura em relação a 2016, quando 7.259 animais foram vacinados durante a campanha. Ela destaca que a somatória dos animais vacinados no ano passado, juntamente com as clínicas particulares, o município conseguiu atingir 41% da população canina e 52,2% da felina, portanto índices inferiores aos obtidos neste ano. “Apesar do aumento na cobertura, ela ainda está abaixo do desejado”, comenta a veterinária com a preocupação habitual sobre a necessidade em se controlar a doença. “É muito importante que os proprietários atualizem a vacinação dos seus pets, para proteger a saúde dos animais e de toda a população”, sentenciou.

 

A vacina é a única forma de prevenir a ocorrência da raiva, doença que leva à morte 100% dos animais ou indivíduos que a contraem. Apesar do término da campanha, o CCZ funcionará todos os dias, inclusive aos finais de semana, como um posto fixo, das 8h às 16h, até que o estoque de vacina seja esgotado. O endereço é Rua Heitor Siqueira, nº 1.520, no bairro Praia Azul e os telefones para contato são: 3467-1187 ou 3467-2344.

 

Comentários

Leia também...