Americana: Alunos do CAIC Prof. Sylvino Chinelatto participam de sessão simulada do projeto “Câmara Jovem”


Sessenta alunos do quinto ano do CAIC Prof. Sylvino Chinelatto participaram na manhã desta quarta-feira (17) de sessão simulada do projeto educacional “Câmara Jovem”, da Câmara Municipal de Americana.
Ainda na escola, os alunos tiveram palestras e discussões de caráter interdisciplinar e atividades voltadas para o desenvolvimento do senso crítico e o debate em Plenário. Além disso, receberem o apoio dos coordenadores, professores da escola e assessores da Câmara para a realização de várias etapas do projeto, como pesquisas e elaboração das proposituras.

 

Os vereadores Joãozinho do Quiosque (PSB), Luciano Corrêa (SDD) e Moacir Romero (PT) estiveram presentes para entregar o certificado de participação aos alunos e ressaltar a importância do projeto.

 

A mesa diretora foi composta por Luiz Pereira (presidente), Milena Bego (primeira secretária) e Vitor Gabriel (segundo secretário). Foram discutidos dois projetos de decreto legislativo, um projeto de lei, um requerimento e uma moção.

 

Projetos

Dois projetos de decreto legislativo e um projeto de lei foram aprovados pelos vereadores mirins:

 

– Dispõe sobre a realização de Programa Municipal de Conscientização sobre os 3Rs – Reduzir, Reciclar, Reutilizar, destinado à população de Americana em geral;

 

– Dispõe sobre a criação e instalação do centro comunitário em terreno da rua Carlos Vicentini, no Jardim da Paz, local em que atualmente existe um lixão;

 

– Dispõe sobre a economia de água tratada, fornecida pelo DAE às residências de Americana;

 

Requerimento

 

Um requerimento foi aprovado pelos vereadores mirins:

 

–  Requer informações do Sr. Prefeito Municipal sobre a reforma do parque infantil no Caic Prof. Sylvino Chinellato;

 

Moção

 

– Aplauso aos integrantes do CEC (Conselho Escola Comunidade) da Escola Caic Professor Sylvino Chinellato pelas obras do telhado;

 

O projeto 
O “Câmara Jovem” é um projeto educacional em que os alunos atuam como vereadores por um dia numa sessão simulada no Plenário “Dr. Antonio Álvares Lobo”, da Câmara Municipal. Na ocasião, são apresentadas e discutidas proposituras nas suas várias modalidades (projetos, moções, indicações e requerimentos), que relatam os problemas reais da comunidade em que os participantes residem.

 

Assessoria Câmara

Comentários

Notícias relacionadas