RMC Santa Bárbara d´Oeste 

Americana: Alunos da Casa da Criança Jaguari plantam muda de Ipê


Mais de 100 Crianças de três salas de Emei da Casa da Criança do Jaguari plantaram, nesta quarta-feira, uma muda de Ipê Branco no parque da escola. A ação faz parte do programa da semana da árvore desenvolvida pelo PCJ, Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba e Capivari.

A Casa da Criança quer plantar, até o final deste mês, 10 mudas de Ipês Brancos. A informação é da supervisora de ensino da Secretaria de Educação de Americana e interlocutora do programa PCJ, Kely Nadin. Segundo ela, desde o início de setembro, a escola vem trabalhando com as crianças a importância da árvore para sobrevivência do ser humano.

Segundo o PCJ, diante de uma das maiores crises hídricas da história das bacias, toda ação em prol dos recursos hídricos acaba tendo um valor efetivo e simbólico na mudança cultural de valorização da água. Nesse contexto, sabe-se que as árvores desempenham fundamental importância para o meio ambiente, melhorando a qualidade da água, reduzindo o escoamento hídrico superficial e as enchentes nos períodos de chuva e aumentando a infiltração da água no solo e a vazão de base na estiagem e melhorando a qualidade do ar.

Em comemoração ao Dia da Árvore, os Programas de Educação e Sensibilização Ambiental e Proteção aos Mananciais do Consórcio PCJ, dentre outras ações planejadas para marcar tão importante data, desenvolveram o Projeto “As dez mensagens (mandamentos) para proteção e recuperação de nossas nascentes”, em parceria com a Secretaria de Educação.

Uma das mensagens é realizar o plantio de Ipê Branco  simbolizando a integração regional, o uso racional dos recursos hídricos através da gestão compartilhada, a prevenção e solução dos conflitos pelo uso da água e a valorização da água como um bem finito e com valor econômico, além de outras práticas ambientais.

 

Unidade de Imprensa – Roberto Andrade

Comentários

Leia também...