24 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

América de São José do Rio Preto comemora 70 anos de história

Compartilhe essa notícia!

Elenco campeão da Série A2 do Campeonato Paulista em 1999.
Foto: Divulgação América FC


Fundado no dia 28 de janeiro de 1946, o América Futebol Clube comemora 70 anos de história. Nome de enorme tradição no cenário do futebol paulista, o clube da cidade de São José do Rio Preto teve a definição do seu nome a partir de uma homenagem feita ao América (RJ), inspiração que também originou na criação do escudo do clube do estado de São Paulo.

Criado pelo engenheiro Antonio Pereira Tavares de Lima, o clube passou a disputar pequenos torneios na região de São José do Rio Preto e, rapidamente, teve seu vínculo firmado à Federação Paulista de Futebol. No dia 17 de março do mesmo ano, a equipe enfrentou a Ferroviária em sua partida de estreia e venceu pelo placar de 3 a 1.

Em 1957, com apenas 11 anos de existência, o clube conquistou o primeiro título de sua história, o da Segunda Divisão do Campeonato Paulista (equivalente à atual Série A2), ganhando o direito de disputar a divisão de elite no ano seguinte. Bertolino e Ambrózio foram os destaques da campanha memorável e deixaram seus nomes marcados na história do Alvirrubro.

Após a participação na Série A1 do Campeonato Paulista, o fato se repetiu por diversas vezes na trajetória do clube de São José de Rio Preto e o América conseguiu o incrível feito de participar da divisão por 31 anos ininterruptos, sendo o clube do interior do estado que mais vezes marcou presença na divisão de maneira consecutiva. De 1963 até 1997, justamente a época gloriosa na trajetória da equipe nas competições em que participou, o Alvirrubro protagonizou grandes embates com os clubes da capital e chegando até mesmoa a vencer o Santos de Pelé.

Além do feito da permanência na Série A1 por um longo período, outro fator marcante ocorreu na temporada de 1973, quando a equipe ficou 17 jogos sem perder durante o Campeonato Paulista e faturou o título dos invictos daquele ano.

Em uma crescente muito rápida, o América manteve a ascensão e disputou a Série A do Campeonato Brasileiro pela primeira vez em 1978, deixando seu nome marcado não só no futebol paulista, mas também deixando evidente sua força em âmbito nacional. Além do título de 1957 da Série A2 do Campeonato Paulista, o primeiro de sua história, o América também possui as conquistas de 1963 e 1999 da mesma divisão em sua galeria de troféus.

O presidente José Carlos Pereira Neto falou sobre a data comemorativa e relevou os momentos de glória do clube. “Ser presidente do América é uma honra para mim. Sou cidadão de São José de Ribeirão Preto e cresci vendo este time. Sabemos que a atual situação do clube não é como queríamos, o América é um time de muita história no futebol paulista e não merecia estar na Segunda Divisão. Nossa prioridade principal agora é estabilizar as dívidas financeiras e manter o nosso estádio”, falou.

José Carlos finalizou mencionando as principais prioridades do América para a atual temporada e projetou o início da reabilitação o quanto antes. “Esses 70 anos foram de muitas glórias e tenho certeza que o futuro nos reserva algo muito maior. O América continua grande. Temos que revelar jogadores e mostrar nossa força. Estamos pensando muito no clube. O América merece isso, não adianta falar em culpados pelo o que aconteceu nos últimos anos. Temos que trabalhar e fazer o possível para reverter tudo isso”, concluiu.

Em 2012, pela primeira vez em sua história o clube foi rebaixado à Série A3 do Campeonato Paulista após um ano conturbado e de crise financeira. Dois anos depois, o América acabou rebaixado à Segunda Divisão do Campeonato Paulista, onde permanece até o atual momento.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!