Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Alunos do Núcleo de Educação Integrada participam da Olimpíada Matific de Matemática Brasil

O desafio é realizado pela plataforma de ensino Matific

Alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental I, do Núcleo de Educação Integrada da Fundação Romi, participarão nos próximos dias 27, 28 e 29 de agosto da Olimpíada de Matemática realizada pela Matific, plataforma online voltada para o ensino de Matemática para crianças até o 6º ano do Ensino Fundamental, que aprendem por meio de desafios reais, em atividades lúdicas e instigantes, onde o conhecimento prévio do aluno é utilizado para permitir o progresso individualizado através de progressões lógicas com escopo e sequenciamento cujas estratégias instrucionais alcance todos os alunos.

O Matific está disponível em mais de 50 países, em mais de 40 idiomas e cobre currículos locais de todos esses países, ou seja, além de conectado em rede, qualquer aluno pode aprender Matemática em qualquer idioma, mesmo que seja diferente do seu idioma nativo.

Durante os últimos dias as crianças que foram inscritas, cada professor escolheu uma unidade temática para que elas pudessem ter um primeiro contato com as propostas. Entre os dias 20 e 26 agosto eles realizaram um “aquecimento”. A competição da olimpíada começa em 27 de agosto e encerra em 29. “Os professores já utilizam a plataforma Matific no dia a dia do ensino de Matemática, pois a mesma, através de jogos e desafios, desenvolve habilidades e competências voltadas para novas descobertas”, explica Gisele da Silva Furlan, Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental I.

Ainda segundo a coordenação do Ensino Fundamental, a participação é um incentivo para que as crianças se desenvolvam e busquem realizar propostas com autonomia, confirmando assim suas hipóteses e seus conhecimentos voltados para os números, álgebra, geometria, grandezas e medidas e probabilidade e estatística. “Esse ambiente lúdico online proporciona o aprender colocando a mão na massa. A proposta vai de encontro com o conceito-chave, aprender fazendo, da Educação 4.0, que é nossa metodologia”, acrescenta  Ericka Vitta, Diretora do Núcleo de Educação Integrada.

A plataforma Matific consiste em uma relação de atividades online de Matemática, que desenvolve estratégias para a solução de problemas e para o pensamento crítico por meio da descoberta. Traz dados de qualidade importantes, como a aprendizagem por evidência, desenvolve trabalhos para diferentes estilos de aprendizado e a criação de ambiente inovadores e divertidos. “As turmas foram organizadas para realizarem a Olimpíada Matific de Matemática Brasil durante as propostas diárias de matemática. Essa ferramenta apoia o professor ao permitir a verificação do aprendizado em tempo real. É um jeito novo, jeito NEI, de aprender matemática de forma lúdica e significativa”, complementa Ericka.

Sobre o Núcleo de Educação Integrada

O Núcleo de Educação Integrada é uma escola de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio cujo sistema de ensino, por meio de desafios e vivências laboratoriais, faz do aluno agente ativo de sua formação. Baseado na resolução de problemas (PBL) e tendo por essência a valorização do lúdico, o desenvolvimento da autonomia e o estímulo às competências socioemocionais, a metodologia ativa do NEI salvaguarda cada idade e fase da aprendizagem. Sua proposta pedagógica atende as exigências curriculares previstas pelo Ministério da Educação e se amplia à medida que as Áreas do Conhecimento se integram e resignificam o saber. Através de uma tecnologia problematizadora, crianças, adolescentes e jovens são instigados a pesquisar e a resolver problemas, favorecendo o desenvolvimento de competências socioemocionais necessárias aos desafios contemporâneos, à autonomia e às relações interpessoais. O Núcleo de Educação Integrada fica à Av. Monte Castelo, 1095, Jd. Primavera, em Santa Bárbara d’Oeste, SP. (19) 3499-1555. www.fundacaoromi.org.br/nei.

Sobre a Fundação Romi

Seu legado iniciou em 1957, em Santa Bárbara d’Oeste, pelo casal Américo Emílio Romi e Olímpia Gelli Romi. Tendo como missão promover o desenvolvimento social e humano através da educação e cultura, a Fundação Romi é pioneira na promoção da comunidade regional e na realização de ações sociais, beneficiando mais de 30 mil pessoas, por ano, através de seus dois grandes eixos: Educação e Cultura. Mantenedora do Núcleo de Educação Integrada, sua escola de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, oportuniza a formação integral, autônoma e protagonista de crianças, adolescentes e jovens. Além disso, promove, por meio de seu Centro de Documentação Histórica, projetos de educação patrimonial para crianças do Ensino Fundamental I, para reconhecimento e conhecimento da história local como elemento de cultura e cidadania. Somado a isso, seu Centro de Documentação Histórica também realiza o Processamento Técnico da memória do município para guarda, preservação e disponibilização do acervo à população para consulta e pesquisa. Dentre as unidades da Fundação Romi também está a Estação Cultural de Santa Bárbara d´Oeste que, por meio de oficinas livres, culturais e de formação, projetos de fomento à economia criativa, de elevação do status cultural e de ações socioeducativas atende milhares de pessoas por ano. A Fundação Romi está localizada à Avenida João Ometto, 200, Jd. Panambi, em Santa Bárbara d´Oeste. (19) 3499-1555. www.fundacaoromi.org.br.

Comentários