28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Alunos do Núcleo de Educação Integrada da Fundação Romi são medalhistas na OBA 2021

Compartilhe essa notícia!

QUATORZE MEDALHISTAS NA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA

Devido à pandemia da Covid-19, a tradicional Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), que em 2021 chega a edição número 24 e é a maior olimpíada científica do Brasil, aconteceu em formato virtual no dia 24 de maio. Nesta edição as conquistas dos alunos do Núcleo de Educação Integrada da Fundação Romi vieram para celebrar o bom desempenho, principalmente dos que estão no Ensino Fundamental I e participaram pela primeira vez. No total, somando as conquistas dos Ensinos Fundamental I, II e Médio, foram 14 medalhas, sendo nove de ouro, quatro de prata e uma de bronze.

A olimpíada é dividida em quatro níveis – os três primeiros são para alunos do ensino fundamental e o quarto, para os do ensino médio – e a prova é composta por dez perguntas: sete de astronomia e três de astronáutica. A maioria das questões é de raciocínio lógico. As medalhas são distribuídas conforme a pontuação obtida por cada nível.

Dos 14 alunos medalhistas, cinco foram selecionados para participarem da Seletiva de 2022 da IOAA – Internacional Olympiad on Astronomy and Astrophysics, traduzindo Olímpiada Internacional de Astronomia e Astrofísica. “Os estudantes Clarissa Guassi, Antonio Carlos de Freitas Batista, Caio Camargo Moreno, Jéssica Usson de Souza e Wallace Teixeira Dametto foram convidados a participar das Seletivas da Olimpíada Internacional de Astronomia e Astronáutica – IOAA 2022 que filtra candidatos para formar a equipe que irá representar o Brasil nessa competição. A primeira etapa será realizada, de maneira on-line, no dia 19 de setembro”, explica o educador de Física do NEI da Fundação Romi Alexandre Galetti.

Orientados pelos educadores na área de Ciências Brígida Queiroz, Alexandre Galetti, Lucas Roberto de Oliveira e Gleici Branco, esta é a quinta vez, desde 2016, que alunos do NEI da Fundação Romi participam da OBA. “Realizar a prova da OBA exige concentração, disciplina e ótima interpretação das questões, mais ainda no formato virtual. Nossos alunos conseguiram excelentes resultados pois refletem o que é a metodologia do Núcleo de Educação Integrada da Fundação Romi, com autonomia, responsabilidade e protagonismo”, ressalta a professora de Química do NEI da Fundação Romi Brígida Queiroz.

O educador Alexandre Galetti destaca a importância do suporte ofertado pela equipe gestora do Núcleo de Educação Integrada da Fundação Romi para a participação dos alunos e orientação dos professores em Olimpíadas, e consequentemente os resultados. “Agradecemos as coordenadoras Wallesandra Araújo , Magda Rizzeto , Gisele Furlan e Aline Franco e a diretora do NEI, Ericka C. Vitta por acreditarem em nosso trabalho”, finaliza o professor.

Mais do que medalhas e diplomas de participação, as olimpíadas científicas proporcionam novas descobertas, ideias, técnicas e conhecimentos, também incentivam o trabalho em equipe, reforçando hábitos de estudo, o despertar de vocações científicas e os vínculos de cooperação entre equipes de estudantes e professores. Algumas universidades, como a Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, vem adotando o processo de Vagas Olímpicas. Podem se inscrever estudantes de escolas públicas e privadas, que sejam medalhistas ou tenham um ótimo desempenho em competições de conhecimento do ensino médio, como as olimpíadas de Matemática, Biologia, Física, Química, História e Robótica, dentre outras.

[easy_image_gallery gallery=”712″]

Sobre o Núcleo de Educação Integrada

O Núcleo de Educação Integrada é uma escola de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio cujo sistema de ensino, por meio de desafios e vivências laboratoriais, faz do aluno agente ativo de sua formação. Baseado na resolução de problemas (PBL – Problem Based Learning), no aprendizado baseado em equipes (TBL – Team Based Learning) e tendo por essência a valorização do lúdico, o desenvolvimento da autonomia e o estímulo às competências socioemocionais, a metodologia ativa do NEI salvaguarda cada idade e fase da aprendizagem. Sua proposta pedagógica atende as exigências curriculares previstas pelo Ministério da Educação e se amplia à medida que as Áreas do Conhecimento se integram e resignificam o saber. Através de uma tecnologia problematizadora, crianças, adolescentes e jovens são instigados a pesquisar e a resolver inquietações, favorecendo o desenvolvimento de competências socioemocionais necessárias aos desafios contemporâneos, à autonomia e às relações interpessoais. O Núcleo de Educação Integrada fica à Av. Monte Castelo, 1095, Jd. Primavera, em Santa Bárbara d’Oeste, SP. (19) 3499-1555. www.fundacaoromi.org.br/nei.

Sobre a Fundação Romi

Seu legado iniciou em 1957, em Santa Bárbara d’Oeste, pelo casal Américo Emílio Romi e Olímpia Gelli Romi. Tendo como missão promover o desenvolvimento social e humano através da educação e cultura, a Fundação Romi é pioneira na promoção da comunidade regional e na realização de ações sociais, beneficiando mais de 30 mil pessoas, por ano, através de seus dois grandes eixos: Educação e Cultura. Mantenedora do Núcleo de Educação Integrada, sua escola de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, oportuniza a formação integral, autônoma e protagonista de crianças, adolescentes e jovens. Promove, por meio de seu Centro de Documentação Histórica, a preservação da história da cidade e região com o processamento técnico da memória do município para guarda, preservação e disponibilização do acervo à população para consulta e pesquisa.  Tem na educação patrimonial, destinada para alunos da educação básica, a disseminação do conhecimento da história local como elemento de cultura e cidadania. Na Estação Cultural de Santa Bárbara d´Oeste que, por meio de oficinas livres, culturais e de formação, projetos de fomento à economia criativa, de elevação do status cultural e de ações socioeducativas atende milhares de pessoas por ano. A Fundação Romi está localizada à Avenida João Ometto, 200, Jardim Panambi, em Santa Bárbara d´Oeste. (19) 3499-1555. www.fundacaoromi.org.br.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!