Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Alunos do Núcleo de Educação Integrada da Fundação Romi retornam às aulas, on-line, para iniciar o segundo semestre

Confiantes no bom tempo que virá após o passar das nuvens, o Núcleo de Educação Integrada da Fundação Romi anuncia o retorno, de maneira remota, às aulas visando o segundo semestre. No dia 20 de julho, a Educação Infantil e Fundamental I reiniciam. Já no dia 27, será a vez do Ensino Fundamental II e Médio. Depois do descanso merecido é hora de seguir caminhada na trilha da educação transformadora.

O semestre que se aproxima configura um “MIX” de ações e relações, de ensino e aprendizagem, de necessidades e crenças, de confiança e parceria, de responsabilidade e prudência pela educação e sobretudo pela vida. “Projeções foram feitas, planos elaborados, espaços e protocolos detalhadamente preparados para um possível retorno em setembro, tudo pensado com muito carinho. Agora, é dar ao tempo sua hora”, conta a diretora do NEI Ericka Vitta.

Após período de férias é hora de seguir caminho, tecer novos horizontes, construir pontes e conhecimentos que levam a criar laços com o universo, e assim, tornar mais humanos no sentido literal da palavra.  “Uma educação conectada é aquela que integra, une, transcende o tempo e o espaço. Assim é o NEI, no espaço ou ciberespaço, no abraço ou no laço, no físico ou virtual, no híbrido, no ubíquo, sempre seremos presença!”, afirma Ericka.

Através da adversidade de tempos atípicos, que chegou com a pandemia do novo Coronavírus, todos da comunidade NEI apresentaram espírito colaborativo, cooperativo, onde todo mundo foi se ajudando mutuamente para lapidar os desafios que foram construídos.  “O quanto estamos preparados para as incertezas nos faz realizar um trabalho diferenciado. E nesse sentido nós, do Núcleo de Educação Integrada da Fundação Romi, estamos tecendo e construindo, através da escuta e fala com nossos professores, famílias dos nossos alunos, pesquisadores, entre outros, que são peças importantes para podermos traçar o rumo da educação”, enaltece a diretora.

O início do segundo semestre traz esperança e muito comprometimento. O trabalho realizado por toda equipe do NEI da Fundação Romi, e a confiança das famílias dos alunos, são fundamentais para que aconteça da melhor forma. “Assim, ligados por fio que nos conecta, vamos trilhar mais um caminho de grandes conquistas, partilharemos sonhos e a certeza que todos estaremos bem e transformados depois dessa experiência”, enfatiza Ericka. Quanto ao que esperar do segundo semestre, a diretora do Núcleo de Educação Integrada da Fundação Romi garante que “podem tem certeza que muita surpresa boa vem por aí”.

 

Sobre o Núcleo de Educação Integrada

O Núcleo de Educação Integrada é uma escola de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio cujo sistema de ensino, por meio de desafios e vivências laboratoriais, faz do aluno agente ativo de sua formação. Baseado na resolução de problemas (PBL – Problem Based Learning), no aprendizado baseado em equipes (TBL – Team Based Learning) e tendo por essência a valorização do lúdico, o desenvolvimento da autonomia e o estímulo às competências socioemocionais, a metodologia ativa do NEI salvaguarda cada idade e fase da aprendizagem. Sua proposta pedagógica atende as exigências curriculares previstas pelo Ministério da Educação e se amplia à medida que as Áreas do Conhecimento se integram e resignificam o saber. Através de uma tecnologia problematizadora, crianças, adolescentes e jovens são instigados a pesquisar e a resolver inquietações, favorecendo o desenvolvimento de competências socioemocionais necessárias aos desafios contemporâneos, à autonomia e às relações interpessoais. O Núcleo de Educação Integrada fica à Av. Monte Castelo, 1095, Jd. Primavera, em Santa Bárbara d’Oeste, SP. (19) 3499-1555. www.fundacaoromi.org.br/nei.

Sobre a Fundação Romi

Seu legado iniciou em 1957, em Santa Bárbara d’Oeste, pelo casal Américo Emílio Romi e Olímpia Gelli Romi. Tendo como missão promover o desenvolvimento social e humano através da educação e cultura, a Fundação Romi é pioneira na promoção da comunidade regional e na realização de ações sociais, beneficiando mais de 30 mil pessoas, por ano, através de seus dois grandes eixos: Educação e Cultura. Mantenedora do Núcleo de Educação Integrada, sua escola de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, oportuniza a formação integral, autônoma e protagonista de crianças, adolescentes e jovens. Promove, por meio de seu Centro de Documentação Histórica, a preservação da história da cidade e região com o processamento técnico da memória do município para guarda, preservação e disponibilização do acervo à população para consulta e pesquisa.  Tem na educação patrimonial, destinada para alunos da educação básica, a disseminação do conhecimento da história local como elemento de cultura e cidadania. Na Estação Cultural de Santa Bárbara d´Oeste que, por meio de oficinas livres, culturais e de formação, projetos de fomento à economia criativa, de elevação do status cultural e de ações socioeducativas atende milhares de pessoas por ano. A Fundação Romi está localizada à Avenida João Ometto, 200, Jardim Panambi, em Santa Bárbara d´Oeste. (19) 3499-1555. www.fundacaoromi.org.br.