8 de dezembro de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Alunos do Núcleo de Educação Integrada conquistam 58 medalhas no Concurso Canguru de Matemática

Compartilhe essa notícia!

Nos dias 22,23 e 24 de março, aconteceu a etapa on-line do Concurso Canguru de Matemática, uma competição anual internacional destinada aos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental até os da 3ª série do Ensino Médio. O Concurso Canguru de Matemática é a maior competição de Matemática do mundo, com mais de 6 milhões de participantes por ano nos mais de 80 países. A competição teve origem na França e é administrada globalmente pela Association Kangourou sans Frontières – AKSF (Associação Canguru sem Fronteiras) desde 1991. Alunos do Núcleo de Educação Integrada da Fundação participaram, e foram conquistadas 58 medalhas.

 

Na edição de 2020, foram 49 conquistas dos alunos do Núcleo de Educação Integrada da Fundação Romi, sendo três medalhas de ouro, 14 de prata, 21 de bronze e 11 honra ao mérito. Este ano, 2021, são cinco medalhas de ouro, 22 de prata, 12 de bronze e 19 honra ao mérito, totalizando 58 medalhas.  O educador Robson Bueno de Camargo, de Resoluções de Problemas e Matemática no NEI, destaca a importância em participar de Concursos e Olimpíadas. “Participar de uma competição estimula a gostar da disciplina, e contribui no processo de aprendizagem dela”, afirma. “Praticar a matemática, através de resoluções de problemas e participando deste tipo de concurso, desenvolve o cérebro não somente para as operações, mas também para situações que enfrentamos no dia a dia”, conclui o educador.

 

No Brasil, o número de escolas participantes vem crescendo de forma expressiva desde seu início, em 2009. “Mais de 550 alunos, do nosso 3º ano do Fundamental 1 até nosso 3º do Ensino Médio, participaram da avaliação”, fala a diretora do NEI da Fundação Romi Ericka Vitta. “A participação dos nossos alunos no Concurso Canguru de Matemática é mais uma iniciativa da escola para incentivá-los a conhecer e desvendar o universo da Matemática. É mais uma experiência que, contextualizada, promove autoconcentração, a resoluções problemas complexos, o raciocínio lógico e a autoavaliação. Somados aos seis milhões de alunos das dezenas de países participantes, nossos alunos, sem dúvida, tiveram uma experiência enriquecedora e muito significativa”, finaliza.

 

O Concurso Canguru de Matemática amplia e incentiva o desenvolvimento dos conhecimentos matemáticos; contribui para a melhoria do ensino de Matemática em todos os níveis da Educação Básica; favorece o estudo de maneira interessante e contextualizada, aproximando os alunos do universo da Matemática; estimula a capacidade dos alunos de obter prazer e satisfação intelectual na resolução de problemas de Matemática pura ou aplicada.

 

Aluno Pedro Bellani Pressutto durante a prova do Concurso Canguru de Matemática realizado em 2020

 

 

Sobre o Núcleo de Educação Integrada

O Núcleo de Educação Integrada é uma escola de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio cujo sistema de ensino, por meio de desafios e vivências laboratoriais, faz do aluno agente ativo de sua formação. Baseado na resolução de problemas (PBL – Problem Based Learning), no aprendizado baseado em equipes (TBL – Team Based Learning) e tendo por essência a valorização do lúdico, o desenvolvimento da autonomia e o estímulo às competências socioemocionais, a metodologia ativa do NEI salvaguarda cada idade e fase da aprendizagem. Sua proposta pedagógica atende as exigências curriculares previstas pelo Ministério da Educação e se amplia à medida que as Áreas do Conhecimento se integram e resignificam o saber. Através de uma tecnologia problematizadora, crianças, adolescentes e jovens são instigados a pesquisar e a resolver inquietações, favorecendo o desenvolvimento de competências socioemocionais necessárias aos desafios contemporâneos, à autonomia e às relações interpessoais. O Núcleo de Educação Integrada fica à Av. Monte Castelo, 1095, Jd. Primavera, em Santa Bárbara d’Oeste, SP. (19) 3499-1555. www.fundacaoromi.org.br/nei.

 

Sobre a Fundação Romi

Seu legado iniciou em 1957, em Santa Bárbara d’Oeste, pelo casal Américo Emílio Romi e Olímpia Gelli Romi. Tendo como missão promover o desenvolvimento social e humano através da educação e cultura, a Fundação Romi é pioneira na promoção da comunidade regional e na realização de ações sociais, beneficiando mais de 30 mil pessoas, por ano, através de seus dois grandes eixos: Educação e Cultura. Mantenedora do Núcleo de Educação Integrada, sua escola de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, oportuniza a formação integral, autônoma e protagonista de crianças, adolescentes e jovens. Promove, por meio de seu Centro de Documentação Histórica, a preservação da história da cidade e região com o processamento técnico da memória do município para guarda, preservação e disponibilização do acervo à população para consulta e pesquisa.  Tem na educação patrimonial, destinada para alunos da educação básica, a disseminação do conhecimento da história local como elemento de cultura e cidadania. Na Estação Cultural de Santa Bárbara d´Oeste que, por meio de oficinas livres, culturais e de formação, projetos de fomento à economia criativa, de elevação do status cultural e de ações socioeducativas atende milhares de pessoas por ano. A Fundação Romi está localizada à Avenida João Ometto, 200, Jardim Panambi, em Santa Bárbara d´Oeste. (19) 3499-1555. www.fundacaoromi.org.br.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!