Capivari 

Alunos de Capivari se destacam em Olimpíada Brasileira de Matemática

Dois estudantes de Capivari se destacaram entre os mais de 18 milhões inscritos na OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas). O aluno, Thales Rafael Fransin, do 8º ano, da Escola Municipal Augusto Castanho, conquistou a medalha de prata, e a estudante, Gabriela da Silva Borges, também do 8º ano, da Escola Municipal Laura Quagliato.

Esta é a segunda vez que Thales fica entre os primeiros colocados. No ano passado ele ficou com a medalha de bronze.

Segundo o Impa (Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada), 48.784 estudantes foram premiados: 500 receberam a medalha de ouro, 1.500 ficaram com a medalha de prata, 4.501 levaram a medalha de bronze. Outros 42.283 receberam menções honrosas do evento. Os medalhistas ainda serão contemplados com um convite para participar do PIC (Programa de Iniciação Científica) em 2016.

 

A Olimpíada

 

A OBMEP é uma realização do IMPA (Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada) e tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área.

A prova da 1ª fase é composta de 20 questões objetivas (múltipla escolha). Cabe a cada escola participante fazer a correção das provas dos níveis 1 (6º e 7º anos); 2 (8º e 9º anos) e 3 (Ensino Médio) com base em gabaritos enviados pela coordenação da OBMEP e selecionar cerca de 5% dos alunos com melhor pontuação.

Na 2ª fase, os participantes fazem uma prova com seis questões dissertativas, onde devem expor os cálculos e raciocínio utilizados.

 

 

Comentários

Leia também...