Skip to content
Primary Menu
  • Brasileirão 2026
  • Formula E
  • Santa Bárbara d´Oeste
  • Feiras Livres
  • Brasil / Mundo
  • Região
  • Política
  • Social
  • Musa 24 Horas
  • Auto Motor
  • Saúde
  • Opinião
    • Dennis Moraes
  • TV24HORAS
Light/Dark Button
  • SE INSCREVA EM NOSSO CANAL
  • SPACESS ESTUDIOS
SB24HORAS

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Alunos da Emeief Amelia Francisca Alves de Capivari visitam Galeria Tarsila do Amaral

Redação 3 de dezembro de 2018 3 minutes read

Espaço cultural tem entrada gratuita e fica aberto também aos sábados

  • SAFE GREEN - CERTIFICADO DIGITAL

 

Oitenta alunos da Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Amelia Francisca Alves visitaram nesta quinta-feira (29/11) a Galeria Tarsila do Amaral, espaço cultural de Capivari dedicado à vida e obras da pintora e desenhista capivariana Tarsila do Amaral (1886-1973), representante do movimento modernista brasileiro. Os estudantes, com idades entre 6 e 7 anos, integram o pré II e o 1 ano do ensino infantil e foram divididos em duas turmas para a visitação. No local, eles foram guiados pela técnica em museologia Gabriela Fiuza, coordenadora do espaço.

A Galeria Tarsila do Amaral, inaugurada em 22 de fevereiro de 2018, tem cerca de 100 reproduções de obras de autoria de Tarsila feitas por artistas de Capivari e de cidades da região, bem como por discentes de escolas do município onde a artista nasceu. Há releituras de diversos quadros, como Abaporu (1928) e Operários (1933). Algumas peças foram confeccionadas com macarrão, colher de pau e rolo de papel higiênico. No local há, também, um painel com informações sobre a vida de Tarsila, do nascimento à morte dela.

Esta visita dos alunos da Emeief Amelia Francisca Alves foi organizada pelo professor de arte da unidade de ensino, Felipe Tonelli, que disse ser fundamental crianças terem a possibilidade de conhecer espaços culturais e patrimoniais das cidades. “É importante que este contato seja na infância porque é um momento informativo e educacional diferente. Além de terem informações sobre arte, as crianças aprendem como se portar nestes locais, o que pode ou não ser tocado, que não se pode correr. Isso completa a aprendizagem da sala de aula”, afirmou o docente, que acompanhou a visita junto das professoras polivantes Elisabete Alves e Denise Diório Bertelli.

O estudante Rian Carvalho, 6, falou que a coloração dos quadros de Tarsila foi o que mais lhe chamou a atenção durante a visita à galeria. “Achei tudo bastante colorido e eu sempre faço meus desenhos com muitas cores”, afirmou.

Também visitante da galeria, a aluna Dara Livramento, 7, comentou que o meio artístico é algo com o qual ela quer estar envolvida até quando for adulta. “Eu gosto muito de desenhar e pintar. Já penso em ser artista quando eu crescer”, falou.

Ao final da visitação, os alunos foram direcionados à Sala de Artes, onde puderam fazer atividades com tinta e massa de modelar.

As visitas à Galeria Tarsila do Amara têm entrada gratuita e podem ser monitoradas. O horário de funcionamento do local é terça e quarta-feira, das 12h às 17h e das 18h às 21h; quinta e sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, e sábado, das 9h às 12h e das 13h às 18h. Para agendamento de visitações em grupos é necessário enviar mensagem para tarsiladoamaral@capivari.sp.gov.br. O endereço da galeria é avenida Cândito Motta, 18, vila Benjamin (Bairro Estação). Informações: (19) 3491-1322.

[easy_image_gallery gallery=”468″]

  • Facebook
  • Share on X
  • LinkedIn
  • WhatsApp
  • Email
  • Copy Link

About the Author

Redação

Administrator

View All Posts

Post navigation

Previous: Etecs e Fatecs ampliam profissionalização de pessoas com deficiência
Next: Crediário e cartão de crédito são os principais vilões da inadimplência no país, apontam CNDL/SPC Brasil
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente

Tags

#SantaBárbaraD'Oeste Americana Bebel Brasil campanha Crianças cuidados cultura DAE Dengue Dennis Moraes desenvolve sbo dicas Economia educação emprego fiscalização informações inscrições LBV Nova Odessa Obras opinião PAT piracicaba prefeitura prevenção Rafael Piovezan SantaBarbaraDOeste Santa Bárbara Santa Bárbara d´Oeste saúde saúde mental SaúdePública SB24Horas SBO sbocity Sustentabilidade Suzano Tivoli Shopping TivoliShopping tratamento Vacinação vagas Vereadores
  • Podóloga Especialista pés Diabéticos
  • Podóloga Especialista pés Diabéticos
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS

Desenvolvido por Dennis Moraes - Portal SB24HORAS

Menu
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente