16 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Aluna do NEI participa de curso da USP

Compartilhe essa notícia!

Barbara Erculiani, aluna do Núcleo de Educação Integrada da Fundação Romi, participa de curso oferecido pela USP

Desde 2019, o Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP, realiza o projeto Astronominas, que tem como objetivo facilitar o acesso de jovens alunas à universidade, estreitando o contato dessas com mulheres cientistas – estimulando, assim, a escolha e a manutenção das carreiras de Ciência e Tecnologia- desconstruindo a ideia de que as ciências exatas não são para meninas. Na edição de 2020 Barbara Erculiani, aluna do 9º ano do Núcleo de Educação Integrada da Fundação Romi, foi selecionada e é uma das participantes.

O evento é realizado para alunas do ensino básico, em junho do ano de 2020, ao longo de 5 semanas, com atividades de segunda a sexta, de modo completamente virtual. As meninas participam de aulas de Astronomia, Matemática, Física, Geociência e Astrobiologia, com temas desenvolvidos com experimentos, murais, palestras, conversas e debates sobre a vida acadêmica do ponto de vista feminino.

Barbara Erculiani, que está com 13 anos, conta que se inscreveu para participar do Anstronominas por se interessar pelo assunto. “Desde ano passado queria aprender mais de astronomia. Minha mãe me inscreveu, e fui selecionada. Foram mais de 10 mil inscritas, e 600 selecionadas, e fui uma delas”, fala Barbara. “Na escola (NEI), que surgiu minha curiosidade para aprender mais sobre o assunto, através dos projetos que desenvolvemos, voltados para as áreas de física, matemática e ciências. Gosto de estudar sobre sistema solar”, conclui.

Ambientada com a metodologia do Núcleo de Educação Integrada, com sistema de ensino por meio de desafios e vivências laboratoriais, o aluno agente ativo de sua formação com autonomia, Barbara conta de como é participar da Astronominas. “Trabalhamos em grupo, 600 pessoas divididas em seis grupos de cem meninas cada. Tivemos que gravar um vídeo para nos apresentar. Temos ‘fada madrinha’ que são professoras, que nos enviam link com senha para acompanhar palestras em tempo real ou vídeos sobre mulheres que marcaram a história da ciência ou matemática. Também desenvolvemos atividades práticas, como relógio de sol. Falamos sobre constelações, galáxia, rota dos ventos, matemática na ciência, telescópios, entre outros”.

A jovem, que é curiosa e gosta de saber mais sobre galáxia, constelações e sistema solar, vê como excelente a oportunidade. “Participar deste curso é uma ótima oportunidade. Vai me ajudar a escolher alguma profissão nesta área, de exatas, que gosto bastante. As experiências são incríveis. Vimos até sobre astronomia indígena, calculo teoria dos conjuntos. Estou adorando”, finaliza.

Sobre o Núcleo de Educação Integrada

O Núcleo de Educação Integrada é uma escola de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio cujo sistema de ensino, por meio de desafios e vivências laboratoriais, faz do aluno agente ativo de sua formação. Baseado na resolução de problemas (PBL – Problem Based Learning), no aprendizado baseado em equipes (TBL – Team Based Learning) e tendo por essência a valorização do lúdico, o desenvolvimento da autonomia e o estímulo às competências socioemocionais, a metodologia ativa do NEI salvaguarda cada idade e fase da aprendizagem. Sua proposta pedagógica atende as exigências curriculares previstas pelo Ministério da Educação e se amplia à medida que as Áreas do Conhecimento se integram e resignificam o saber. Através de uma tecnologia problematizadora, crianças, adolescentes e jovens são instigados a pesquisar e a resolver inquietações, favorecendo o desenvolvimento de competências socioemocionais necessárias aos desafios contemporâneos, à autonomia e às relações interpessoais. O Núcleo de Educação Integrada fica à Av. Monte Castelo, 1095, Jd. Primavera, em Santa Bárbara d’Oeste, SP. (19) 3499-1555. www.fundacaoromi.org.br/nei.

Sobre a Fundação Romi

Seu legado iniciou em 1957, em Santa Bárbara d’Oeste, pelo casal Américo Emílio Romi e Olímpia Gelli Romi. Tendo como missão promover o desenvolvimento social e humano através da educação e cultura, a Fundação Romi é pioneira na promoção da comunidade regional e na realização de ações sociais, beneficiando mais de 30 mil pessoas, por ano, através de seus dois grandes eixos: Educação e Cultura. Mantenedora do Núcleo de Educação Integrada, sua escola de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, oportuniza a formação integral, autônoma e protagonista de crianças, adolescentes e jovens. Além disso, promove, por meio de seu Centro de Documentação Histórica, projetos de educação patrimonial para crianças do Ensino Fundamental I, para reconhecimento e conhecimento da história local como elemento de cultura e cidadania. Somado a isso, seu Centro de Documentação Histórica também realiza o Processamento Técnico da memória do município para guarda, preservação e disponibilização do acervo à população para consulta e pesquisa. Dentre as unidades da Fundação Romi também está a Estação Cultural de Santa Bárbara d´Oeste que, por meio de oficinas livres, culturais e de formação, projetos de fomento à economia criativa, de elevação do status cultural e de ações socioeducativas atende milhares de pessoas por ano. A Fundação Romi está localizado à Avenida João Ometto, 200, Jd. Panambi, em Santa Bárbara d´Oeste. (19) 3499-1555. www.fundacaoromi.org.br

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!