28 de setembro de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Aluna da Fatec de Americana usa pelos de cães para criar colchonete solidário

Compartilhe essa notícia!

Projeto Cão Amigo, vencedor da Feteps, pode reduzir o descarte nos aterros sanitários e minimizar o frio da população que vive nas ruas

Além de melhor amigo, o cachorro pode ser também um fiel guardião do meio ambiente. Essa ideia inspirou a estudante do curso de Têxtil e Moda, da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) de Americana, Ana Beatriz dos Santos, a desenvolver um colchonete utilizando o pelo de cães e retalhos que são descartados por pet shops e confecções têxteis.

Os materiais são higienizados e reaproveitados na produção do colchonete que foi projetado para atender a população em situação de rua. Pela originalidade e adequação ao 1º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), relacionado à erradicação da pobreza, o projeto Cão Amigo foi um dos vencedores da 13ª Feira Tecnológica do Centro Paula Souza (Feteps), realizada em 2021.

Resultado do Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) da aluna, o desenvolvimento do colchonete envolveu conhecimentos de outras disciplinas do curso como Meio Ambiente. “Os testes demonstraram que o pelo do cachorro garante um conforto térmico semelhante ao da lã de ovelha e pode proporcionar uma sensação de dignidade, reduzindo o sofrimento e impactando positivamente o psicológico da população em situação de rua”, explica Ana Beatriz.

Outros benefícios da fabricação do colchonete são a abundância dessas matérias-primas, que são encontradas a um custo quase zero, além da possibilidade de reduzir os resíduos que seriam destinados aos aterros sanitários.

Para confecção do protótipo, a estudante conseguiu doações de um pet shop e descartes da indústria têxtil. A jovem ressalta ainda a relevância do projeto porque a cidade de Americana possui muitos pet shops e é um polo têxtil referência na região.

Colchonete solidário

A elaboração do TCC foi coordenada pela professora Maria Adelina, que destacou como o projeto Cão Amigo pode colaborar para a redução do sofrimento dos cidadãos em situação de rua: “A viabilidade do projeto foi confirmada pelo Fundo Social de Solidariedade de Americana que esteve representado na banca de avaliação do trabalho”, afirmou. A presidente da entidade e primeira-dama, Lionela Ravera Sardelli, avaliou o TCC com nota máxima e reforçou o potencial do protótipo para minimizar as condições críticas da população em situação de rua.

Para a docente, o projeto se destacou também porque tem o propósito de ajudar as pessoas em situação de vulnerabilidade social – desafio estratégico nesse período de pandemia. A 13ª Feteps (https://www.cps.sp.gov.br/13a-feteps-anuncia-vencedores-em-cerimonia-na-sede-do-cps/) premiou também os trabalhos da Etec Irmã Agostina, na Capital, e da Fatec Itaquaquecetuba, Região Metropolitana de São Paulo.

Confira abaixo o vídeo sobre o projeto

 

Produto de baixo custo criado pela estudante Ana Beatriz dos Santos tem potencial de alto impacto social


Sobre o Centro Paula Souza
Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o Centro Paula Souza (CPS) administra as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e as Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos, sob a supervisão de uma Etec –, em cerca de 360 municípios paulistas. As Etecs atendem mais de 228 mil estudantes nos Ensinos Técnico, Integrado e Médio. Nas Fatecs, o número de matriculados nos cursos de graduação tecnológica supera 94 mil alunos.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!