SB24Horas

Notícia na hora certa!

Alta velocidade em dias de chuva: por que vale a pena evitar?

Os meses do final de ano sempre vêm com chuvas recorrentes, por isso, é bom falarmos sobre os perigos da alta velocidade em dias de chuva por que vale a pena evitar, afinal, são nessas épocas do ano que os carros são mais usados, já que, as pessoas precisam sair para trabalhar e, fazer isso embaixo de chuva sem um automóvel é inviável.

Por isso, vamos falar sobre esse assunto que é muito importante para os motoristas, afinal, conduzir em dias de chuva é muito mais perigoso do que em dias comuns, já que a aderência dos pneus ao solo diminui e os motoristas perdem um pouco o controle de seus veículos nesses momentos

Principalmente em rodovias, onde, nessa época do verão, as pessoas viajam mais e enfrentam pistas molhadas e escorregadias, essa atenção deve ser redobrada.

Abaixo, vamos falar sobre alta velocidade em dias de chuva por que vale a pena evitar. Acompanhe.

Alta velocidade em dias de chuva por que vale a pena evitar acidentes?

Os motoristas sabem dos riscos de acidentes que a condução de um automóvel apresenta todos os dias, afinal, a frota brasileira de veículos é enorme e um simples descuido faz com que haja colisões entre dois automóveis.

Por isso, reduzir a velocidade é uma das formas de evitar que isso aconteça em dias de chuva, onde os carros perdem sua capacidade total de frenagem, além do fato de que os motoristas perdem visibilidade no pára-brisa todo molhado.

Se o limite da via é de 80km/h, devemos considerar uma velocidade máxima de até 60km/h em dias de chuva, afinal, essa diminuição pode trazer muito mais segurança para o motorista que está dirigindo sob a chuva intensa.

Cuidados ao dirigir em dias de chuva

Quando falamos sobre a alta velocidade em dias de chuva por que vale a pena evitar, muitos pensam que estamos exagerando, afinal, acidentes acontecem mesmo em dias de sol, mas a tendência é que aconteçam mais problemas nessa época do ano que as chuvas aumentam.

Sabendo disso, citaremos alguns cuidados que devem ser tomados para minimizar os riscos para um condutor que tem que enfrentar os dias chuvosos no trânsito.

Mantenha a manutenção do carro em dia

Antes de falarmos sobre alta velocidade em dias de chuva por que vale a pena evitar, devemos lembrar que a melhor precaução está no próprio veículo que deve estar preparado para os dias de chuva.

Por exemplo, quem mora no sudeste brasileiro, sabe da estiagem que ocorre durante os meses de inverno e o sol constante acaba desgastando calhas de chuva, pneus e limpadores de para-brisa.

No entanto, quando começa a chegar o final do ano, o verão chega com chuvas recorrentes e, nesse momento, precisamos nos atentar para essas peças que foram desgastadas pela ação do sol, já que, agora vamos precisar delas no dia a dia.

Um limpador de para-brisa que esteja gasto, não conseguirá secar com eficiência esse vidro frontal do carro e, a visibilidade em dias de chuva diminui completamente com a queda d’água sobre o carro.

Os pneus também perdem totalmente a aderência nesses dias e, por isso, em corridas de carros é comum assistirmos às mudanças de pneus quando começam as chuvas.

Isso acontece, porque, em alta velocidade, os carros precisam de uma segurança maior em pisos molhados e, por isso, trocam seus pneus.

Claro que isso não precisa acontecer no cotidiano de condutores de carros de passeio, afinal, os pneus não são tão baratos para que a gente possa se dar ao luxo de trocar a cada mudança de estação.

Então, como não vamos trocá-los, devemos reduzir bastante a velocidade nesses dias chuvosos para compensar a baixa aderência do veículo ao solo.

Cuidados com os freios

A maioria dos carros, hoje em dia, possuem bons freios que param rapidamente o veículo, portanto, devemos ter cuidado também ao frear, já que, em dias de chuva, a tendência é que o carro derrape e escorregue pela extensão da pista molhada.

Esse fenômeno que faz com que o carro deslize sobre a água da pista é chamado de aquaplanagem e o motorista que se vê nessa situação, não pode frear, mas sim reduzir a velocidade aos poucos, desacelerando o veículo paulatinamente.

O motorista, no desespero, acaba pisando fortemente no freio quando está passando por uma aquaplanagem, mas isso só aumenta as chances de um acidente, já que, o travamento das rodas fará o veículo rodar na pista molhada, deixando o condutor totalmente sem ação.

Crie rotas seguras em dias de chuva

O aumento das chuvas é constante no final do ano, por isso, é comum encontrarmos ruas alagadas nesta época e, em algumas cidades, passam córregos no centro que transbordam com o aumento chuvoso.

Então, por meio de um bom GPS que usa robôs digitais e satélites no monitoramento do planeta, uma pessoa pode saber quais são as vias de uma cidade desconhecida que mais possuem riscos de alagamento, afinal, basta localizar nesses softwares onde existem rios próximos às ruas, pois, as chances de alagamentos são maiores nessas regiões, e essa é nossa última dica para quem pensa sobre alta velocidade em dias de chuva por que vale a pena evitar.