Alimentação saudável para o ano que começa? Saía da promessa e coloque em prática!
Melhor escolha dos alimentos, organização e dicas de conservação podem concretizar essa meta tão desejada e equilibrar eventuais excessos das festas
Presente na lista de desejos para o Ano Novo de muita gente, uma alimentação mais saudável e equilibrada pode ser a promessa mais simples de tirar do papel e incluir na rotina. Algumas dicas e orientações podem ajudar a fazer melhores escolhas na hora das compras, aproveitar ao máximo os nutrientes de cada alimento, ampliar seu período de conservação e economizar. A contrapartida vem em benefícios, como o fortalecimento do sistema imunológico, melhor controle do peso, maior disposição mental e física e, segundo a Organização Mundial de Saúde, a prevenção contra doenças, a exemplo de diabetes, problemas cardiovasculares, AVC e câncer.
“De modo geral, vale a boa e velha indicação de comer colorido e beber água”, destaca Érica Blascovi, nutricionista clínica e esportiva e docente de cursos de graduação e pós-graduação do Centro Universitário UniMetrocamp. “Frutas, vegetais diversos, grãos integrais, leguminosas, sementes, castanhas, laticínios, ovos e carnes – ou proteínas vegetais, no caso de vegetarianos – devem fazer parte da alimentação, salvo houver restrições alimentares, que serão devidamente trabalhadas pelo nutricionista”, enumera.
Érica aponta que nos períodos de festas é comum o consumo excessivo de alimentos gordurosos, doces e bebidas alcóolicas e, por isso, muita gente busca nestes primeiros dias do ano um cardápio mais saudável para a recuperação do organismo, mas alerta que não existem “alimentos detox”, ou seja, que vão desintoxicar o corpo dos exageros. “É necessário haver a consciência dos malefícios desses excessos, mas quem realiza a desintoxicação do corpo é o fígado, com ajuda de outros órgãos, como rins e intestino”, explica. “As reações metabólicas envolvidas processam as substâncias indesejáveis ao organismo para que sejam mais facilmente eliminadas, geralmente tornando-as solúveis em água, para que sejam excretadas na urina e nas fezes”, detalha. “Portanto, o que funciona é mesmo a alimentação equilibrada regular e bom consumo de água”.
A docente do UniMetrocamp ressalta ainda que é preciso cautela quando se trata da elaboração de cardápios com objetivos e restrições específicas. “A prescrição de cardápio é individualizada e só pode ser feita por um nutricionista após minuciosa consulta, levando em consideração dados pessoais do paciente, prática esportiva, doenças preexistentes, uso de medicações e hábitos alimentares prévios”, diz Érica. “Mesmo para aquelas pessoas que desejam perder peso, quanto mais ‘diferente’ e rígida for uma dieta, menores são as chances de sucesso”, esclarece. “Também não se prescreve algo com prazo para terminar se o objetivo é a promoção da saúde. Acredito que conscientizar o indivíduo da importância de incluir na rotina os diversos grupos de alimentos é a melhor forma de garantir hábitos saudáveis e benefícios contínuos”, completa.
Confira as dicas da nutricionista para trazer a alimentação saudável para o dia a dia de maneira simples:
- Consuma alimentos da estação. São mais saborosos, mais nutritivos e mais baratos.
- Frequente a feira do seu bairro, caso haja uma. Os preços costumam ser convidativos.
- Pesquise preços antes de comprar. Há locais que costumam ter bons preços de carnes, outros são mais vantajosos para compra de não perecíveis. Ou seja, a economia pode ser boa!
- Se você só consegue cozinhar aos finais de semana, organize-se para deixar algumas preparações congeladas. Assim, em dias mais atribulados, basta descongelar o prato pronto.
- Nem sempre temos tempo de comprar vegetais diversos, higienizá-los e prepará-los. Nesse caso, você pode ter no congelador vegetais pré-prontos, como brócolis, couve-flor e seleta de legumes. Estes podem ser rapidamente cozidos no vapor ou em água quente.
- Não desperdice os alimentos. Comprou uma verdura que está estragando? Cozinhe e congele ou use em preparações como tortas integrais e bolinhos assados. Enjoou dos legumes? Misture no arroz e dê a ele um novo sabor. As frutas estão passando do ponto? Bata com um pouco de água e congele em forminhas de gelo, bastando descongelar para ter um suco fresquinho!
Sobre o Centro Universitário UniMetrocamp
O Centro Universitário UniMetrocamp é referência em educação com qualidade e inovação desde 2002, oferecendo aos alunos educação de padrão internacional, por meio de um corpo docente especializado, infraestrutura de nível mundial – com 29 laboratórios para os cursos específicos, de última geração, 15 laboratórios de informática, 05 clínicas de saúde, bibliotecas com acervo atualizado e salas de aula modernas – além de programas de suporte ao aluno (Care) e programas internacionais, como curso de inglês, intercâmbio e palestras com professores estrangeiros. Com 18 anos de experiência em Campinas/SP, a instituição investe constantemente para formar cidadãos profissionais com experiência de aprendizado internacional, capazes de suprir as demandas do mercado de trabalho, bem como atingir seus objetivos educacionais e de carreira.
Cursos e estrutura
O Centro Universitário UniMetrocamp possui 27 cursos de graduação e 38 cursos de Pós-Graduação nas áreas de Arquitetura, Comunicação, Design, Direito, Engenharia, Gastronomia, Gestão e Negócios, Saúde, Tecnologia e Educação. Com mais de 14 mil m² de infraestrutura de padrão internacional, a faculdade possui 29 laboratórios de cursos específicos, com equipamentos de última geração, 15 laboratórios de informática, 05 clínicas de saúde, 77 salas de aula modernas e equipadas com ar-condicionado e 1 auditório com capacidade para cerca de 250 pessoas.