6 de outubro de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Além do eixo RJ-SP: cidades que despontam como grandes centros urbanos

Compartilhe essa notícia!

Conheça 4 capitais para quem procura as vantagens de uma grande cidade, mas com menos problemas

Morar em um grande centro urbano é cheio de desafios, mas, para muita gente, os pontos positivos fazem valer a pena. Diversidade de pessoas, acesso a todo tipo de serviço, opções de lazer e cultura, bons hospitais e escolas de qualidade para os filhos são apenas algumas dessas vantagens.

No Brasil, São Paulo e Rio de Janeiro são as duas maiores cidades, com milhões de habitantes. Mas elas não são as únicas opções de bons centros urbanos. Escolher morar em Belo Horizonte, por exemplo, pode significar ter acesso aos benefícios de uma cidade grande, sem alguns dos problemas das metrópoles.

A verdade é que todas as capitais do país já viraram centros urbanos vibrantes e cheios de atrativos. Está procurando um lugar para viver longe do eixo Rio-São Paulo? Fizemos uma lista com as melhores opções.

Belo Horizonte, Minas Gerais

A capital mineira é famosa por sua culinária da roça e pelo povo acolhedor, e só isso já a torna uma opção interessante para se considerar. Mas BH também é uma cidade grande e não deixa a desejar no acesso à infraestrutura e aos serviços de todo tipo. Veja outras vantagens.

  • Oferece boas opções de bares e restaurantes, não só de comida mineira.
  • Tem uma estrutura de saúde completa, tanto pública quanto privada.
  • É cercada pela Serra do Curral e Serra do Cipó, ou seja, é perto de muito verde.
  • Tem o custo de vida abaixo da média das outras capitais do Sudeste.

Goiânia, Goiás

A terra do sertanejo é a cidade ideal para quem gosta de uma vida noturna badalada, mas também recebe bem quem busca por tranquilidade, com bairros tranquilos, com jeito de interior. No entanto, a capital de Goiás é uma cidade grande, que tem de tudo. Veja alguns dos melhores pontos.

  • Os prédios do centro foram construídos em arquitetura Art Déco e são um charme.
  • As escolas são reconhecidas nacionalmente pela qualidade do ensino e aprovação nos melhores processos seletivos do país.
  • A culinária regional é variada e o tempero goiano é uma delícia. O pit dog, a pamonha e a jantinha são famosos no país todo.
  • É a capital das feiras de rua, que vendem de tudo, com destaque para as confecções.

Belém, Pará

Belém do Pará é a terra do carimbó e uma das cidades mais visitadas da Amazônia. A capital é uma cidade turística, uma das mais visitadas da região Norte. Por isso, tem a economia aquecida e oferece boa infraestrutura e opções de serviços também para quem vive lá. Veja os destaques.

  • A grande Belém integra o segundo maior parque industrial da Amazônia, com portos que exportam para Europa e Estados Unidos.
  • A cultura na cidade é valorizada, com inúmeros museus e atrações culturais o ano todo.
  • Os bares da Estação das Docas são ótimos e a culinária do Pará é uma atração à parte.
  • A cidade está situada às margens do Rio Guamá, na foz do Rio Amazonas, com ótimos pontos para os banhistas e para os esportes aquáticos.

Fortaleza, Ceará

Para quem quer viver no litoral, a capital do Ceará é uma das melhores opções. Cercado de dunas e praias paradisíacas, o centro urbano tem tudo o que alguém precisa para levar uma vida confortável, com boa oferta de serviços. Confira as vantagens.

  • O Ceará faz divisa com Pernambuco, Paraíba, Piauí e Rio Grande do Norte. Isso torna fácil o acesso aos outros estados e suas belezas.
  • A cidade é uma das mais turísticas do Nordeste, o que faz com que seja sempre movimentada e cheia de eventos culturais.
  • É um bom lugar para quem quer investir, pois tem um ecossistema de negócios bastante movimentado.
  • Fortaleza tem um dos maiores Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) do Nordeste, mas o custo de vida é mais acessível que em outras capitais da região
(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!