- Conscientização dos funcionários e mudança da postura sobre o tema tornaram-se diretrizes dentro de muitas organizações
Há muito tempo em pauta, a discussão e a conscientização sobre as atitudes sustentáveis têm aumentado cada vez mais. Além das medidas tomadas no dia a dia dentro de casa, muitas empresas acrescentaram essa postura em suas diretrizes, e consequentemente, reduziram os gastos mensais.
Segundo o professor da IBE-FGV, Luiz Fernando de Araújo Bueno, especialista em Sustentabilidade e Responsabilidade Social, as vantagens das empresas engajadas na causa vão além da redução das contas. “Alguns benefícios que poderão ser contabilizados com essa mudança de atitude são valorização da marca, fortalecimento da reputação, melhoria do gerenciamento de risco, melhoria das condições de competitividade e maior valor agregado para a sociedade. Essa ação se viabiliza via condutas de indivíduos, grupos, organizações e redes”, diz o especialista.
Localizada na cidade de Valinhos, no interior de São Paulo, a fabricante de bebidas Ultrapan, criou um Comitê de Gestão de Ambiental, responsável por engajar os 190 funcionários internos e externos no tema. Com reuniões semanais, os responsáveis buscam soluções para minimizar os possíveis impactos causados ao meio ambiente, além de aprimorar as atitudes já implantadas na organização.
“A sustentabilidade sempre existiu na empresa, tornando-se um importante quesito e uma das diretrizes seguidas pelos nossos colaboradores. Criamos uma comissão específica, onde nos reunimos para trocar ideias e demonstrar a nossa preocupação com os recursos naturais”, ressalta a gerente de Qualidade, Ana Paula Moraes.
Segundo ela, os fornecedores também estão conscientes sobre o empenho da Ultrapan pela preservação e seguem as regras estabelecidas pela empresa. “Nossos fornecedores são conscientes do nosso rígido padrão de qualidade e do seguimento das regras de utilização e preservação dos recursos naturais. Todos estão engajados na causa. Uma pequena semente plantada aqui dentro pode fazer grandes diferenças lá fora”, diz a gerente.
Atitudes geram economia
Recentemente instalados na empresa, os capacitores de energia elétrica já demonstraram resultado. “Percebemos a redução de 10% no valor mensal da conta. Quanto mais nos conscientizarmos sobre o uso correto desse bem, maior economia mensal será gerada”, relata Ana Paula.
Outorgada a captar e tratar a água antes de utilizá-la no processo produtivo, a Ultrapan utiliza água de poços semi-artesianos, não impactando no consumo do produto utilizado pela comunidade vizinha. Já os resíduos são devidamente descartados, evitando a agressão ao solo e possível contaminação. “Trabalhamos no cumprimento da legislação vigente para a nossa área de atuação. Além das normas seguidas no processo de fabricação, tomamos os cuidados necessários durante a jornada de trabalho para que as atitudes dos colaboradores causem baixo impacto ao meio ambiente”, destaca a engenheira.
A comunicação interna utilizada para alertar os funcionários sobre a importância dessa prática também surte efeito e economia na Ultrapan. Até as redes sociais são utilizadas pela empresa, como forma de divulgação das atitudes aplicadas e dos projetos sustentáveis da empresa.
“Quando divulgamos que estamos engajados em ações sustentáveis, além de não estar agredindo a natureza, estamos dando exemplo aos consumidores que é possível agir dessa forma. Algumas iniciativas parecem pequenas, mas devem ser passadas adiante, causando grandes efeitos positivos”, finaliza a gerente.