30 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Ainda tem pessoas sendo influenciadas pelo achismo

Compartilhe essa notícia!

Por Dennis Moraes

 

Felizmente meus amigos estamos vivendo em uma era em que a informação está ao alcance de um clique. No entanto, a facilidade de acesso à informação nem sempre vem acompanhada da qualidade necessária. Quero discutir com vocês a grande diferença entre jornalismo e achismo, destacando a importância de consumir e promover o jornalismo responsável em nossa sociedade.

O jornalismo é uma atividade essencial em qualquer sociedade democrática. Sua função é investigar, apurar e relatar eventos e informações de interesse público de forma imparcial e precisa. Os jornalistas de rádio, jornal, site e mídias em geral seguem um código de ética que inclui princípios como a veracidade, a imparcialidade e a responsabilidade.

A principal característica do jornalismo é a busca pela verdade. Eles consultam fontes confiáveis, verificam informações e buscam diferentes perspectivas para apresentar aos leitores uma visão completa e equilibrada dos eventos.

O achismo é a disseminação de opiniões não fundamentadas, suposições e informações não verificadas como se fossem fatos. Ele ocorre frequentemente nas redes sociais, blogs e outras plataformas digitais, onde qualquer pessoa pode se tornar “especialista” ou até mesmo se intitular um “cientista político” sem a necessidade de verificação de credenciais ou de informações.

O achismo muitas vezes é motivado por preconceitos, desinformação ou simplesmente pela busca de atenção. Não se engane! As consequências podem ser graves, levando a desinformação generalizada, alimentar teorias da conspiração e minar a confiança nas fontes de informação legítimas. Ele também pode contribuir para a polarização, dividindo as pessoas em grupos que acreditam em versões conflitantes da realidade.

Dennis Moraes é Comendador outorgado pela Câmara Brasileira de Cultura, Jornalista, Feirante e Diretor de Jornalismo do Portal SB24Horas.

Para combater o achismo, é fundamental que os indivíduos adotem uma abordagem crítica em relação às informações que encontram. Verificar a fonte, procurar múltiplas perspectivas e estar ciente de seu próprio viés são passos importantes para distinguir entre jornalismo de qualidade e achismo.

Além disso, as plataformas digitais e as empresas de mídia social desempenham um papel importante na promoção do jornalismo responsável, por meio de políticas que desencorajem a disseminação de informações falsas e da promoção de fontes confiáveis.

Em uma época em que a informação flui rapidamente e em grande quantidade, é essencial que todos nós reconheçamos a diferença entre jornalismo e achismo. O jornalismo responsável é uma pedra angular da nossa sociedade democrática, enquanto o achismo pode minar a verdade e a confiança em nossas instituições.

Ao valorizarmos e promovermos o jornalismo de qualidade, contribuímos para uma sociedade mais informada e resistente à desinformação. Cabe a cada um de nós fazer escolhas conscientes ao consumir e compartilhar informações, para que possamos continuar a buscar a verdade e a compreensão em um mundo cada vez mais complexo e interconectado.

 

Dennis Moraes é Comendador outorgado pela Câmara Brasileira de Cultura, Jornalista, Feirante e Diretor de Jornalismo do Portal SB24Horas.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!