30 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Ainda é possível destacar-se vendendo pelo Instagram?

Compartilhe essa notícia!

A rede social, quando bem utilizada, permite aumentar vendas ao facilitar o contato e proximidade com o consumidor final

Com o número de usuários de redes sociais cada vez maior, investir nesse espaço tornou-se primordial para qualquer estratégia de vendas. O Instagram, que conta com mais de 113 milhões de contas no Brasil, possui ferramentas comerciais que facilitam o processo de divulgação de lojas e produtos, ajudando pequenos empreendedores a conquistarem um maior número de clientes e alavancarem suas vendas. Confira as principais dicas para utilizar os recursos dessa rede social ao seu favor.

 

Criar conta comercial

Uma conta comercial desbloqueia ferramentas importantes que fazem a diferença na divulgação de produtos. É possível acompanhar, de maneira gratuita, as métricas de engajamento e o alcance de postagens. Já nos posts patrocinados, é possível delimitar o perfil e até mesmo a região dos usuários.

 

No menu de configurações, basta procurar pela opção “tipo e ferramentas da conta” e em seguida selecionar “mudar para conta profissional” ou “adicionar nova conta profissional”. Na sequência, será necessário escolher a categoria que melhor descreve o negócio. Essa seleção é muito importante, ditando a forma com que o empreendimento é promovido pelo algoritmo da rede.

 

Informações como descrição da loja, número de contato, link para o site, e-mail, endereço físico e horário de funcionamento devem estar sempre atualizadas.

 

Definir o público-alvo

Um bom profissional deve conhecer muito bem seu produto e também conhecer o perfil de seus compradores. A definição do público-alvo é uma das tarefas mais importantes para conquistá-lo.

 

Quais são os problemas do dia a dia dessa pessoa? Como o produto pode solucionar uma de suas demandas? Qual valor o produto pode agregar para seu cotidiano? Como ele se comunica e se relaciona com outras pessoas?

 

Perguntas como essas são interessantes para colocar-se no lugar do cliente e entender melhor seu comportamento. Através disso, é possível humanizar a marca e criar um canal de diálogo mais eficaz com esses indivíduos, aproximando-os do conteúdo.

 

Estudar a concorrência

Todo profissional que vende algum produto ou serviço precisa entender como seus concorrentes operam. Estudar páginas de categorias semelhantes faz parte desse processo. Como a rede social engloba usuários de todo o mundo, é muito fácil observar conteúdos e estratégias variadas, o que pode auxiliar a traçar estratégias próprias.

 

Com o exercício de observação, é possível conhecer as medidas que deram certo em outros negócios, além de descobrir os pontos fortes e fracos da estratégia do concorrente. Aprendendo com os erros e acertos de outros empreendedores e aplicando esse conhecimento em sua própria estratégia, torna-se mais fácil destacar-se e criar um diferencial.

 

Apostar em uma identidade visual

O Instagram começou como uma rede social de fotos e hoje engloba também vídeos de vários formatos. O seu foco sempre foi o visual, portanto, é importante construir uma identidade que chame a atenção, com um logo, modelo de postagens e cores chamativas que permitam identificar a marca com mais facilidade.

 

Textos não são o forte desta rede social, por isso mantenha as legendas dos posts curtas e diretas, mas sem esquecer das hashtags que permitem encontrá-los posts na barra de pesquisa.

 

Investir na produção de conteúdo

Para atingir mais pessoas, é preciso que as postagens sejam variadas e constantes. No Instagram, é possível fazer postagens no feed, stories e reels. Diversificando as publicações e seguindo um calendário para manter a página sempre atualizada é mais fácil de manter contato com o cliente e aumentar o engajamento.

 

A produção de conteúdo para as redes sociais têm se mostrado eficaz tanto para o marketing de grandes empresas consolidadas, como a Louis Vuitton de Bernard Arnault, quanto para as marcas pequenas, que têm muito a ganhar com um baixo custo de manutenção e divulgação.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!