Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

AINDA comemora Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência com preparo de hambúrguer

A Associação Integrada de Deficientes e Amigos (AINDA) realizou atividades de conscientização e inclusão em referência ao Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado no último sábado.

 

Nesta segunda-feira, 23 de setembro, os atendidos participaram de uma roda de conversa que teve como tema os direitos e deveres da pessoa com deficiência. Cada participante expôs as dificuldades que encontra no dia a dia e ouviu, dos colegas e da equipe multidisciplinar da entidade, colocações sobre como essa realidade pode ser alterada.

 

Os principais apontamentos foram quanto ao acesso e circulação em estabelecimentos comerciais e festas, que muitas vezes não atendem às exigências legais para o atendimento da pessoa com deficiência física.

A atividade teve a participação da equipe da Hamburgueria Le Pinguê, colocada como exemplo de local que se preocupa com a acessibilidade. “É missão de todos nós cobrarmos que os estabelecimentos repensem o acesso da pessoa com deficiência desde a porta de entrada até os banheiros”, defendeu Jonathan Pereira, sócio da hamburgueria, que também é fisioterapeuta.

 

O cadeirante Gilson Lucas relatou as dificuldades enfrentadas no dia a dia. “Muitas lojas do centro da cidade colocam vasos enormes para enfeitar a frente do estabelecimento e isso impede que a gente passe com a cadeira de rodas. Sabemos que é proibido, mas tem muito comerciante que não respeita a lei”, afirmou.

 

Após a roda de conversa, começou a parte gastronômica da programação. Jonathan comandou demonstrações de montagens de hambúrgueres artesanais, apresentando os ingredientes e as combinações ideais. “Boa parte dos nossos atendidos não tem condições financeiras de ir a lanchonetes ou restaurantes. Esse é o primeiro contato de muitos com um hambúrguer gourmet”, explicou Kédima Silva, gerente da AINDA. A atividade foi encerrada com a degustação, quando todos puderam saborear os hambúrgueres artesanais.

 

A AINDA está aberta a iniciativas que partam de outros empresários que queiram realizar oficinas na entidade. “Fazer com que os nossos atendidos tenham acesso a informações sobre o mercado de trabalho e estratégias de negócios também é inclusão”, afirmou Kédima. Para agendamentos, o telefone da AINDA é (19) 3443-2144.

Comentários