Skip to content
Primary Menu
  • Brasileirão 2026
  • Formula E
  • Santa Bárbara d´Oeste
  • Feiras Livres
  • Brasil / Mundo
  • Região
  • Política
  • Social
  • Musa 24 Horas
  • Auto Motor
  • Saúde
  • Opinião
    • Dennis Moraes
  • TV24HORAS
Light/Dark Button
  • SE INSCREVA EM NOSSO CANAL
  • SPACESS ESTUDIOS
SB24HORAS

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Água de reúso em processos industriais reforçam o compromisso da Goodyear com a sustentabilidade

Redação 22 de março de 2022 4 minutes read

Procedimentos da empresa em Americana (SP) desempenham atuação sustentável tanto na planta quanto no Campo de Provas

 

  • SAFE GREEN - CERTIFICADO DIGITAL

O respeito ao meio ambiente e a adoção de formas sustentáveis em seus processos são importantes pilares da atuação da Goodyear. A empresa, uma das maiores fabricantes de pneus do mundo e que está presente no Brasil há mais de 100 anos, celebra o Dia Mundial da Água (22 de março) e, nesse contexto, conta sobre o processo de reúso de água na sua unidade industrial de Americana (SP). Nessa planta, em média 53% de toda a água utilizada no processo industrial é de reúso.

“O nosso compromisso e respeito à preservação dos recursos hídricos já vem de muito tempo. O nosso sistema de Reúso dos Recursos Hídricos, por exemplo, foi implantado em 2010, após identificarmos possibilidades de reúso da água utilizada no processo de resfriamento de borrachas. O sistema já era positivo, mas optamos por modernizá-lo após cinco anos com o objetivo de torná-lo ainda mais eficiente, melhorando a estação biológica existente e implementando uma estação físico-química, possibilitando assim a reutilização também dos efluentes oriundos desses processos, detalha o Gerente de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Goodyear no Brasil, Jesualdo Bizoffi.

As etapas de um ciclo completo

A água utilizada na Goodyear é captada no Rio Piracicaba, um importante rio da região, passa por uma estação de tratamento de água (ETA) e então é distribuída para os processos produtivos, tendo como principais usos a geração de vapor, resfriamento de borrachas, máquinas e motores. Após o uso, todo o efluente gerado através desse processo é direcionado para as estações de tratamento de Efluentes e Reúso, onde é tratado e distribuído novamente para o processo, diminuindo assim a captação de água do Rio Piracicaba. Toda a água, após utilizada e tratada, quando não reutilizada, é devolvida ao rio, de acordo com o estabelecido pela legislação e com qualidade superior à captada anteriormente.
Diariamente, são produzidas toneladas de vapor para o processo produtivo e, do total, 60% retorna em forma de condensado para a área de utilidades, onde passa novamente para o processo de geração de vapor, que são utilizados principalmente no processo de vulcanização de pneus.

 

Campo de Provas realiza testes em pistas molhadas com água de reúso

No Campo de Provas da companhia, a água também tem um processo sustentável. Na principal área de pista molhada, chamada Área de Dinâmica Veicular (VDA, na sigla em inglês), há um reservatório de água e bombas que possibilitam molhar a pista com lâmina de água controlada. Esta água retorna ao reservatório, mantendo um sistema cíclico, podendo ser reutilizada em outros testes.
Na prática, ao acionar a bomba, um técnico responsável faz uma relação pressão X espessura da lâmina d’água para verificar quanto de água precisa ser enviada para a pista, que tem 1% de inclinação, para os diferentes tipos de testes. Durante os testes, por conta da inclinação da pista, a água escoa por gravidade para uma grelha e volta para o tanque, passando por um sistema de filtragem e controle de pH.
“A água do reservatório que apoia o VDA é reaproveitada diversas vezes e sua qualidade é controlada pelo monitoramento de pH e limpeza periódica do tanque. Isso é essencial para a qualidade dos nossos testes. Se por um lado temos perdas que ocorrem devido à evaporação, por outro nós também captamos a água da chuva e a utilizamos neste processo”, explica o Gerente Sênior do Campo de Provas, Alexandre Groti.

Goodyear do Brasil

A Goodyear é fabricante global de pneus para automóveis, vans, picapes, SUVs, caminhões e ônibus, além de pneus para aviação. Presente em mais de 150 países e com 57 fábricas ao redor do mundo, a companhia está no Brasil há mais de 100 anos, onde possui duas unidades industriais, sendo uma em Americana (SP), dedicada à fabricação de pneus, e outra em Santa Bárbara do Oeste (SP), destinada à produção de materiais de recapagem para pneus de caminhões e ônibus e de recauchutagem para pneus de aviação. A operação brasileira ainda conta com uma rede de revendedores oficiais e cerca de 1.000 pontos de venda em todo o território nacional.

  • Facebook
  • Share on X
  • LinkedIn
  • WhatsApp
  • Email
  • Copy Link

About the Author

Redação

Administrator

View All Posts

Post navigation

Previous: Karatê de Santa Bárbara conquista cinco medalhas no Troféu São Paulo Interestilos
Next: Água: interagir com responsabilidade
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente

Tags

#SantaBárbaraD'Oeste Americana Bebel Brasil campanha Crianças cuidados cultura DAE Dengue Dennis Moraes desenvolve sbo dicas Economia educação emprego fiscalização informações inscrições LBV Nova Odessa Obras opinião PAT piracicaba prefeitura prevenção Rafael Piovezan SantaBarbaraDOeste Santa Bárbara Santa Bárbara d´Oeste saúde saúde mental SaúdePública SB24Horas SBO sbocity Sustentabilidade Suzano Tivoli Shopping TivoliShopping tratamento Vacinação vagas Vereadores
  • Podóloga Especialista pés Diabéticos
  • Podóloga Especialista pés Diabéticos
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS

Desenvolvido por Dennis Moraes - Portal SB24HORAS

Menu
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente