5 de maio de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

“Agosto Lilás” começa com Roda de Conversa no Cras Guanabara

Compartilhe essa notícia!

As atividades do “Agosto Lilás” – Pelo fim da violência contra a mulher começaram, na manhã desta quarta-feira (2), com uma Roda de Conversa, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Jardim Guanabara. O evento contou com a participação de 25 pessoas e foi promovido pelo Comitê Gestor Intersetorial de Enfrentamento à Violência contra a Mulher e Promoção da Equidade de Gênero – Americana por Elas, Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), Secretaria de Saúde e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) – Cruzada das Senhoras Católicas.

A médica da UBS Guanabara, Iumares Rodriguez Cause, falou sobre os tipos de violência, ciclo de violência e Lei Maria da Penha (Lei 11.340, de 7 de agosto de 2006).

“A violência contra a mulher aumentou. O Brasil ocupa o 5º lugar no ranking mundial do feminicídio. É preciso interromper este ciclo de violência, com agressão verbal, depois física e o arrependimento, se tornando cada vez mais frequente e, muitas vezes termina tragicamente com morte da mulher é necessário que a mulher saiba que não está sozinha e procure ajuda na rede de apoio. Este tipo de violência atinge todas as classes sociais”, disse a profissional.

A coordenadora do Cras Guanabara, Patrícia Pelisson, ressaltou a importância da ação “Agosto Lilás”. “Este é um assunto que sempre temos que abordar porque é necessário, não vemos que esta violência contra a mulher está diminuindo. Quanto mais a gente divulga, mais conseguimos levar as informações até as mulheres, para que fiquem em relação aos abusos e possam enfrentar e denunciar”, explicou a coordenadora.

Com a parceria da Secretaria de Educação, serão realizadas palestras nas escolas com o tema “Não é Não!”.

A secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Juliani Hellen Munhoz Fernandes, reforçou o papel dos Cras para o atendimento da população e espaço para a abordagem de temas importantes. “As políticas públicas são construídas a partir das necessidades e anseios da população. A discussão sobre os temas sociais é fundamental para a elaboração de programas e de leis que contemplem o bem-estar e a segurança da população. A lei Maria da Penha, por exemplo, foi criada a partir de uma situação gravíssima de violência, e visa enquadrar os agressores e criminosos. A ação Agosto Lilás vai discutir e levar à população este tema para que possamos fazer a prevenção e o enfrentamento”, disse a secretária.

A programação do “Agosto Lilás” prossegue no dia 11, às 9h, com o Grupo de Mulheres do Cras Praia Azul e da APAM – Associação de Promoção e Assistência de Americana, com participação do IDMAS – Inspetoria de Defesa da Mulher e Ações Sociais, discutem sobre os tipos de violência, na sede da APAM – SCFV, na Rua Maranhão, 1437, Praia Azul.

No dia 17, das 9h às 11h, haverá Roda de Conversa com adolescentes e mulheres no CRAS São Manoel, na Rua São Thiago, 320.

No dia 29, às 15h, será promovida Roda de Conversa com profissionais do Cadastro Único, na Rua Dom Pedro II, 275, Centro.

 

Por Daniela Alves (MTb 23611)

Fotos: Marilia Pierre

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!