28 de setembro de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Agosto Durado: Saúde da Prefeitura de Nova Odessa promove dia 1º/08 palestra sobre Aleitamento Materno

Compartilhe essa notícia!

Por

Diretoria de Comunicação da Prefeitura de Nova Odessa/SP

 

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Nova Odessa promove no próximo dia 1º, abrindo o “Agosto Dourado”, uma palestra gratuita e aberta ao público sobre a importância do aleitamento materno exclusivo. O encontro acontece na sala de Educação Continuada da sede da pasta, na Rua Waldemar Ignowski, nº 3 (no antigo CTVP, prédio “atrás” da Prefeitura e ao lado do Hospital e Maternidade Municipal), a partir das 13h, sem necessidade de agendamento prévio.

 

A palestrante é a enfermeira Raquel Cristina Lima Nunes dos Santos, consultora em Aleitamento Materno, pós-graduanda em Ginecologia e Obstetrícia e integrante da equipe do Hospital e Maternidade Municipal Doutor Acílio Carreon Garcia. Segundo ela, o público-alvo do encontro inclui (mas não está restrito a) estudante de Enfermagem, membros da equipe da Rede Municipal de Saúde (como Hospital e UBSs – Unidades Básicas de Saúde), gestantes e puérperas (mães recentes que estão amamentando), além do público em geral.

 

“Nossa secretária de Saúde, a Jaqueline Serrano, e a coordenadora da Maternidade, a Rosana, ‘abraçaram’ essa ideia e nos deram todo o apoio para desenvolvermos a Campanha Agosto Dourado – Mês de Incentivo ao Aleitamento Materno na cidade. Nosso objetivo é passar informações precisas sobre o aleitamento materno e seus benefícios e, assim incentivar essa prática que é tão benéfica para os bebês e também para as mamães. Queremos assim proporcionar informações e acolhimento de forma eficaz para essas mulheres”, explicou Raquel.

 

A iniciativa municipal inclui ainda a distribuição de material informativo, como panfletos orientativos, no Hospital e Maternidade Municipal, Ambulatório de Especialidades Médicas, UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e demais recepções e salas de espera do Serviço Público Municipal.

 

A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda que os bebês sejam alimentados exclusivamente com leite materno até os 6 meses de idade. E que, mesmo após a introdução dos primeiros alimentos sólidos, sigam sendo amamentados até, pelo menos, os 2 anos de idade.

 

Segundo o Ministério da Saúde, o aleitamento materno é a forma de proteção mais econômica e eficaz contra a mortalidade infantil, protegendo as crianças de diarreias, infecções respiratórias e alergias, entre outras doenças.

 

Veja outras informações, dicas e esclarecimentos de mitos e fake News que envolvem o tema, compilados por

 

O ALEITAMENTO MATERNO:

  • É um alimento completo

É de rápida e fácil digestão, provoca menos cólica no bebê do que as fórmulas e não requer preparo. Leite fraco é um mito o leite do peito nunca é fraco, embora possa haver variação de cor, é sempre de excelente qualidade.

  • Fortalece a imunidade do bebê

A criança que mama no peito está se protegendo contra várias doenças, possui menos riscos de desenvolver asma e alergias.

  • Ajuda no desenvolvimento cognitivo

A gordura presente no leite materno contém ácidos graxos poli-insaturados, que são responsáveis pela formação dos neurônios e favorecem as sinapses nervosas.

  • Desenvolve a arcada dentária e favorece a fala

A sucção ajuda na evolução da arcada dentária. O movimento que o bebê faz para mamar também estimula o desenvolvimento dos ossos do rosto, implicando positivamente na mastigação, deglutição, respiração e fala.

  • Favorece a recuperação pós-parto

A mãe se recupera do parto com mais rapidez, já que a ocitocina liberada acelera o retorno do útero ao seu tamanho normal e ainda reduz o risco de hemorragia pós-parto.

  • Aumenta a sensação de bem-estar

Momento de aconchego e intimidade entre mãe e filho é apontado em diversas pesquisas como aliado no controle e na redução da depressão pós-parto.

  • Protege contra alguns tipos de câncer

Diversos estudos indicam que as mulheres que amamentam têm menor chance de desenvolver câncer de mama, de ovário e de endométrio. Isso se deve às taxas de determinados hormônios que favorecem o desenvolvimento desses tipos de cânceres e que caem durante o período de aleitamento.

  • Combate o aparecimento de outras doenças

Diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares, como hipertensão arterial e colesterol alto, são alguns dos problemas de saúde cujo risco a amamentação ajuda a reduzir.

  • Estimula uma alimentação mais saudável

Como os alimentos consumidos podem interferir no leite materno, isso incentiva a mãe a manter uma alimentação saudável, na qual frutas, verduras e legumes não podem faltar. O consumo de água é muito importante.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!