5 de maio de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Agosto Dourado: palestra no HM destaca os 10 benefícios do leite materno

Compartilhe essa notícia!

As atividades do “Agosto Dourado no HM” – evento da Santa Casa de Misericórdia de Chavantes voltado à promoção da saúde de gestantes e lactantes – começaram na manhã desta quarta-feira (2), com um café da manhã e a realização da palestra “A Importância da Amamentação”.

 

A palestra inaugural foi conduzida pela Dra. Ivone Maria da Rocha Meneguella, coordenadora da UTI Neonatal do HM, para uma plateia composta por gestantes, lactantes e seus recém-nascidos, além de familiares, enfermeiros e outros profissionais de saúde do Hospital Municipal. O encontro foi no hall em frente à Maternidade.

 

Na breve palestra, a médica salientou que o leite materno é um alimento imprescindível ao desenvolvimento dos recém-nascidos. E também apresentou 10 vantagens da amamentação:

 

  1. É um alimento único e completo.

 

  1. Cria vínculo duradouro entre mãe e filho

 

  1. Reduz a mortalidade no primeiro ano de vida

 

  1. Ativa o sistema imunológico (é uma vacina natural)

 

  1. Reduz eventos alérgicos ao leite e outros alimentos

 

  1. Auxilia no desenvolvimento da cavidade oral, musculatura da boca e respiração

 

  1. Melhora o desenvolvimento cognitivo

 

  1. Reduz a incidência de câncer de mama, ovários e útero na mãe

 

  1. Preço (o mais barato entre todos os tipos de leite)

 

  1. Está sempre pronto e armazenado da forma mais fácil e disponível.

 

 

“Literalmente falando, o leite materno já vem engarrafado e na temperatura certa. É, sem dúvida, o melhor alimento para os bebês”, destacou a palestrante. “Além disso, é o mais barato entre todos os tipos de leite. Cabe salientar que o impacto do preço do leite na vida familiar é de 1 salário mínimo a cada 3 meses”, acrescentou a Dra. Ivone.

 

A lactante Tânia Cristina de Souza Lima, que acompanhou a palestra ao lado do pequeno Matheus, filho nascido no HM, no dia 26 de julho, gostou do encontro. “Amei a palestra, foi ótimo ter ouvido tudo isso. Eu não sabia, por exemplo, que a falta do leite materno pode causar problemas de dentição na criança”, contou.

 

“Agora eu sei que dar apenas o leite industrializado para o bebê causa ressecamento das fezes e muita cólica. Hoje, entendo porque meu primeiro filho, que já tem 16 anos, chorava muito. Foi a falta do leite materno. Na época, tive que voltar a trabalhar e, por isso, ele teve que tomar leite comum”, relatou Tânia.

 

Próxima palestra

A programação do “Agosto Dourado no HM” prossegue nesta quinta-feira (3), às 15h, com a palestra “Cuidados com o recém-nascido”, que será ministrada por Alessandra Angélica Degulin Feriani, enfermeira do HM especialista em ginecologia e obstetrícia. A palestra será na Maternidade.

 

Gestão compartilhada

Desde fevereiro, a organização social (OS) Santa Casa de Misericórdia de Chavantes é a instituição responsável pela administração do Hospital Municipal “Dr. Waldemar Tebaldi”, da Unacon (Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia) e da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) São José, por meio de gestão compartilhada com a Secretaria Municipal de Saúde de Americana.

 

 

 

Texto e fotos por Marcelo Rocha / Assessoria de Imprensa da Santa Casa de Chavantes (MTB 29.754)

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!