Foto: Tânia Rego/Agência Brasil
Os bancos não terão atendimento presencial ao público nas agências nos dias 16 de fevereiro (segunda-feira), e 17 de fevereiro (terça-feira), durante o período de Carnaval. A informação foi divulgada pela Febraban, entidade que representa os principais bancos brasileiros.
Segundo nota publicada pela entidade, as compensações bancárias não serão efetivadas nessas datas, incluindo a TED. Já o PIX poderá ser feito normalmente, 24 horas por dia.
O atendimento nas agências será retomado na Quarta-Feira de Cinzas (18), a partir das 12h. Nas localidades onde as agências fecham tradicionalmente antes das 15h, o início do expediente bancário será antecipado, garantindo o mínimo de 3 horas de atendimento presencial ao público.
A Febraban orienta os clientes a utilizarem preferencialmente os canais digitais, como sites e aplicativo dos bancos, para a realização de transferências e pagamento de contas nos dias em que não houver expediente bancário nas agências.
VENCIMENTO ADIADO
Boletos de cobrança e contas de consumo (água, energia, telefone, entre outros) com vencimentos nos dias em que não há compensação – 16 e 17/2 – poderão ser pagos, sem acréscimo, no dia útil seguinte, ou seja, 18/2. O sábado não é considerado dia útil e, por essa razão, não há liquidação financeira.
Já no caso dos tributos e impostos, caso vençam nos dias em que não há compensação bancária, é necessário que o pagamento seja antecipado, para evitar a incidência de juros e multa.
Do Sincomercio






