29 de junho de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Afropunk Bahia 2022 promete fazer história; confira lineup

Compartilhe essa notícia!

Afropunk realiza edição histórica em Salvador para celebrar a luta e a cultura do povo negro em todo o mundo

Entre os dias 26 e 27 de novembro, o Afropunk, maior festival de movimento negro do mundo, chega à Bahia para realizar a primeira grande edição do evento na América Latina e agitar o turismo em Salvador. O lineup é formado por artistas consagrados da música nacional e internacional ao lado de jovens talentos.     

Essa iniciativa busca valorizar a arte e a música da comunidade negra, celebrando a sua cultura e ancestralidade, além de estimular o debate sobre equidade, pluralidade racial e diversidade. O evento também tem passagem em outros países do mundo como África do Sul, Inglaterra e França. 

Em Salvador, ele acontece no Parque de Exposições da cidade com uma programação de, em média, 20 horas de atividades, distribuídas nos palcos Agô e Gira. Quer saber mais sobre o Afropunk Bahia 2022? Confira os detalhes a seguir!

A história do Afropunk 

Tudo começou com o jovem James Spooner que trabalhava como promoter de shows, DJ e escultor em Nova York. Ao perceber que ele era um dos poucos negros no universo do punk rock e hardcore, surgiu a ideia de criar o documentário independente “Afro-punk”, lançado em 2003. 

O filme aborda a falta de representatividade das pessoas negras na cena hardcore. A exibição desse vídeo durou cerca de dois anos, passando por várias cidades dos Estados Unidos. Nesse período, James recebeu um bom feedback do público, que se identificava com as questões abordadas na trama. 

Em 2005, James conheceu o gerenciador musical Matthew Morgan, com quem desenvolveu um minifestival para fazer a 100ª exibição do seu documentário e reunir a comunidade negra em busca de debater as suas pautas sociais.  

Aos poucos, esse evento foi ganhando notoriedade, atraindo mais pessoas e investidores e se transformando no maior festival de cultura negra do mundo, com edições realizadas em diferentes países, incluindo o Brasil.   

Confira os artistas do lineup do Afropunk Bahia 2022

Ainda que o Afropunk já tenha ocorrido no território brasileiro em 2021, por meio de transmissão online, o encontro de 2022 na Bahia é considerado a primeira grande edição latina, feita de modo presencial, para receber um público maior de pessoas.  

De acordo com a organização, mais de 20h de programação vem sendo planejada para acontecer em dois dias de evento, tendo a presença de artistas consagrados na música nacional e internacional.  

Além das apresentações artísticas, o Afropunk também é constituído de performances ligadas à moda, ao empreendedorismo e outras formas de manifestação cultural. Confira a seguir, em detalhes, o lineup de cada dia do evento: 

Dia 26/11

Para iniciar o festival, o Afropunk Bahia 2022 já confirmou nomes como Margareth Menezes, Emicida, Liniker, Black Pantera e Psirico na sua programação. Além disso, o público também poderá conferir atrações internacionais, como os shows de Dawer X Damper e Masego. 

Dia 27/11

Já no segundo dia, os artistas Ludmilla, Baco Exu do Blues, Rayssa Dias, N.I.N.A. e Ministereo Público Sound System sobem ao palco do Afropunk Bahia 2022. Neste dia também foram confirmados alguns encontros como o de ÀTTØØXXÁ e Karol Conká, A Dama e MC Carol e do trio Mart’nália, Larissa Luz e Nelson Rufino.

Como participar do Afropunk Bahia 2022?

Para entrar no Afropunk Bahia 2022 é preciso ter mais de 16 anos e adquirir os ingressos por meio do site do Sympla. Em média, o preço dos bilhetes varia entre R$90 a R$720 com opções de meia entrada, meia social e inteira. 

Outra dica para quem pretende ir ao festival é se planejar para não ficar sem alternativas de hospedagem e transporte, já que o turismo da cidade estará agitado nesse período com pessoas saindo de toda a América Latina para visitar a Bahia. 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!