Aeradores são instalados na lagoa do Parque dos Ipês

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, iniciou nesta terça-feira (10) a instalação de aeradores na lagoa do Parque dos Ipês, no Jardim Belo Horizonte. Os equipamentos têm o objetivo de melhorar a qualidade da água e aumentar a quantidade de oxigênio, proporcionando melhores condições de vida aos peixes do local, oxidando a matéria orgânica e evitando o surgimento de doenças e parasitas.

 

Serão instalados dois equipamentos na lagoa. Logo após o período de testes, iniciado nesta terça, os temporizadores dos motores em painel de energia serão protegidos para o início da operação.

 

Na análise do secretário de Meio Ambiente de Santa Bárbara d’Oeste, Cléber Canteiro, os novos aeradores evitarão também possíveis novas mortandades de peixes. “Sempre que há alguma chuva, muita sujeira é levada para dentro da lagoa. Não apenas a sujeira visível, como sacolinhas, garrafas, mas também a sujeira como produtos de limpeza que correm pelas sarjetas. Quando as substâncias chegam à lagoa, consomem o oxigênio dissolvido na água, o que, invariavelmente causa mortandade de peixes no local”, disse.

 

Foto: Luís Eduardo Deffanti

 

Assessoria de Imprensa

 

Comentários

Notícias relacionadas