Adesivo ‘inteligente’ de insulina é promessa para diabéticos


Uma equipe de engenharia biomédica da Universidade Estadual da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, desenvolveu um adesivo inteligente capaz de detectar o aumento do açúcar no sangue de pacientes com diabetes e injetar insulina no corpo de forma indolor.

O dispositivo subcutâneo tem o tamanho de uma moeda de um centavo e é recoberto com 100 microagulhas que têm o tamanho de um cílio. Elas contém compartimentos microscópicos com enzimas sensíveis à glicose e à insulina, que é liberada caso os níveis de açúcar no sangue estiverem elevados.

Em testes realizados com ratos o adesivo foi capaz de reduzir por 9 horas a proporção de glicemia nos animais afetados pela diabetes do tipo 1, ou juvenil. Pacientes que sofre de diabetes tipo 1 e 2 devem manter os níveis de glicemia estáveis com injeções de insulina. O procedimento é doloroso e nem sempre preciso. Os pesquisadores acreditam que em humanos os níveis de estabilidade do dispositivo durem ainda mais, porque as pessoas possuem mais sensibilidade à insulina do que os roedores.

“Concebemos um adesivo para diabéticos que funciona rapidamente, é fácil de usar e fabricado com materiais atóxicos e biocompatíveis”, explica o professor Zhen Gu, principal autor do trabalho.
De acordo com a equipe, o projeto é bastante promissor, mas é necessário realizar outros testes clínicos antes de testar o produto em humanos.

 

Fonte: AFP

Comentários

Notícias relacionadas