Skip to content
Primary Menu
  • Brasileirão 2026
  • Formula E
  • Santa Bárbara d´Oeste
  • Feiras Livres
  • Brasil / Mundo
  • Região
  • Política
  • Social
  • Musa 24 Horas
  • Auto Motor
  • Saúde
  • Opinião
  • Dennis Moraes
  • TV24HORAS
Light/Dark Button
  • SE INSCREVA EM NOSSO CANAL
SB24HORAS

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

  • Brasil / Mundo

ACSP: Vendas de ar-condicionado devem ter um crescimento de 20%

Dennis Moraes 24 de fevereiro de 2025 2 minutes read
ar condicionado 2

Onda extrema de calor instiga o consumidor a comprar o aparelho, que amplia a demanda de energia. Produção agrícola também é afetada

 

A Associação Comercial de São Paulo (ACSP) projeta um crescimento de, pelo menos, 20% nas vendas de aparelhos de ar-condicionado, em compasso com a produção dos equipamentos, que, segundo a Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (Abrava) deve crescer 15% só neste ano.

  • SAFE GREEN - CERTIFICADO DIGITAL

 

No curto prazo, esse aumento na demanda, acima do da produção, pode resultar em elevação dos preços, que também pode impactar a procura e preços dos ar-condicionados. No entanto, a alta dos juros, o endividamento das famílias e a desaceleração econômica devem limitar um crescimento expressivo de vendas de ar-condicionado.

 

Segundo o economista da ACSP, Ulisses Ruiz de Gamboa, no curto prazo, se a oferta desses produtos [ar-condicionados, ventiladores e climatizadores] não acompanhar o ritmo da demanda, os preços podem subir, gerando um impacto sazonal que reforça a alta do IPCA.

 

Ruiz de Gamboa também destaca um possível reflexo no custo da eletricidade. “Com o aumento expressivo no uso de aparelhos de refrigeração, a demanda por energia elétrica pode subir significativamente. Caso a oferta de geração não acompanhe esse crescimento, podemos ter reajustes no preço da energia, o que pressionaria ainda mais a inflação”, completa o economista.

 

Esses aumentos na procura dos aparelhos estão relacionados, direta ou indiretamente, à onda de calor, ou seja, a um choque climático que pode, sim, interferir na produção agrícola e impactar a inflação, especialmente no setor de alimentação e bebidas. “Essa onda extrema de calor pode afetar principalmente frutas, hortaliças e outros alimentos básicos. Como esses produtos têm um peso significativo no IPCA, a menor oferta pode pressionar ainda mais os preços, que já vinham subindo devido a eventos climáticos anteriores, como o excesso de chuvas. Com a intensificação da queda na produção e o aumento da demanda, podemos observar novos reajustes nos preços dos alimentos”.

  • Facebook
  • Share on X
  • LinkedIn
  • WhatsApp
  • Email
  • Copy Link

About the Author

Dennis Moraes

Administrator

Jornalista, Hoster do Iron Podcast e CEO do Grupo Dennis Moraes de Comunicação

Visit Website View All Posts
Tags: ar condicionado vendas

Post navigation

Previous: 25 anos da RMC, a hora da cooperação
Next: A nomeação de Betinho Neves em Santa Bárbara d’Oeste – Necessidade ou Equívoco?

Leia também:

raf08821.jpg
  • Brasil / Mundo

CNU 2025: Nova portaria autoriza nomeação de 172 aprovados

Redação 7 de maio de 2026
industria_automobilisticaautomovel_fabrica.jpg
  • Brasil / Mundo

Indústria nacional varia 0,1% em março e acumula alta de 3,1% em 2026

Redação 7 de maio de 2026
2 - Estudantes disputam vaga para as olimpíadas internacionais de astronomia e astrofísica - OBA - Foto - Tiberius
  • Brasil / Mundo

OBA prorroga inscrições e realiza aulão oficial ao vivo com revisão para a prova de 2026

Dennis Moraes 7 de maio de 2026
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente

Tags

#SantaBárbaraD'Oeste Americana Bebel Brasil campanha Crianças cuidados cultura DAE Dengue Dennis Moraes desenvolve sbo dicas Economia educação emprego fiscalização informações inscrições LBV Nova Odessa Obras opinião PAT piracicaba prefeitura prevenção Rafael Piovezan SantaBarbaraDOeste Santa Bárbara Santa Bárbara d´Oeste saúde saúde mental SaúdePública SB24Horas SBO sbocity solidariedade Sustentabilidade Suzano Tivoli Shopping TivoliShopping Vacinação vagas Vereadores
  • Podóloga Especialista pés Diabéticos
  • Podóloga Especialista pés Diabéticos
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS

Desenvolvido por Dennis Moraes - Portal SB24HORAS

Menu
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente