Skip to content
Primary Menu
  • Brasileirão 2026
  • Formula E
  • Santa Bárbara d´Oeste
  • Feiras Livres
  • Brasil / Mundo
  • Região
  • Política
  • Social
  • Musa 24 Horas
  • Auto Motor
  • Saúde
  • Opinião
  • Dennis Moraes
  • TV24HORAS
Light/Dark Button
  • SE INSCREVA EM NOSSO CANAL
SB24HORAS

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

  • Santa Bárbara d´Oeste

Ações para a prevenção de acidentes com escorpiões seguem em Santa Bárbara

Dennis Moraes 1 de setembro de 2023 3 minutes read
palestra escorpiao 01 imprensa

Seguem as ações para a prevenção de acidentes com escorpiões em Santa Bárbara d’Oeste. A iniciativa é realizada pela Prefeitura, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, por meio de visitas casa a casa pelos agentes para inspeção dos imóveis, distribuição de material informativo e orientações sobre medidas simples que podem prevenir a ocorrência de escorpiões.

  • SAFE GREEN - CERTIFICADO DIGITAL

Nesta quinta-feira (31) foi ministrada uma palestra pelos biólogos Luiz Eduardo Chimello de Oliveira e Jéssica Caroline Sebastião no CIEP “Leonel de Moura Brizola”, no Santa Rita, para profissionais e alunos. O tema trabalhado foi “Lixo, Animais Sinantrópicos e Saúde”.

Ainda nesta semana as equipes atuam no Conjunto Roberto Romano, após a conclusão da ação no Jardim Europa 4. Na próxima semana deverão ser visitados os imóveis do Parque do Lago. As atividades são desenvolvidas pelo Departamento de Vigilância em Zoonoses e contam com apoio de uma equipe do Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE XVII – Campinas) da Secretaria de Estado da Saúde.

Além das visitas em imóveis, os agentes também realizam ações de informação e educação em unidades escolares e de Saúde, como parte da Semana Estadual de Enfrentamento ao Escorpionismo.

Prevenção

Nos próximos meses, até o final do ano, ocorre o período de maior incidência de acidentes com escorpiões. Nessa época, é necessário redobrar os cuidados e a atenção quanto à prevenção, principalmente em relação às crianças e aos idosos.

Abaixo mais algumas medidas simples que podem ajudar a evitar acidentes:

– Verificar calçados e roupas antes de vestir;

– Verificar os brinquedos e os guardá-los em recipientes fechados;

– Manter vedados os ralos, pias, tanques, caixas de gordura e outras aberturas da rede de esgoto;

– Eliminar entulhos e lixo do quintal;

– Vedar frestas em portas e janelas;

– Rebocar paredes e eliminar frestas em muros;

– Vedar frestas em interruptores e bocais de lâmpadas;

– Manter material de construção organizado e eliminar materiais inservíveis.

Em caso de acidente o cidadão deve procurar imediatamente atendimento médico e não realizar procedimentos caseiros.

No caso de crianças menores de 10 anos, os pais devem procurar preferencialmente o Pronto Socorro Dr. Edison Mano.

Para esclarecimento de dúvidas e mais informações, as pessoas podem entrar em contato junto ao Departamento de Vigilância em Zoonoses, pelo telefone (19) 3463.8099, de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas.

  • Facebook
  • Share on X
  • LinkedIn
  • WhatsApp
  • Email
  • Copy Link

About the Author

Dennis Moraes

Administrator

Jornalista, Hoster do Iron Podcast e CEO do Grupo Dennis Moraes de Comunicação

Visit Website View All Posts
Tags: acidentes escorpiões prevenção Santa Bárbara d´Oeste

Post navigation

Previous: “Burger Monstros Show” segue até domingo no Tivoli Shopping
Next: Dr. Daniel pede informações sobre planejamento de segurança pública no município

Leia também:

vacinaçao dengue 03 imprensa
  • Santa Bárbara d´Oeste

Santa Bárbara amplia vacinação contra dengue e inclui profissionais de saúde e pessoas de 59 anos

Dennis Moraes 29 de abril de 2026
ENSAIO RECITAR
  • Santa Bárbara d´Oeste

Teatro Municipal recebe ensaios intensos e entra no clima da 9ª edição do Projeto Recitar em Santa Bárbara d’Oeste

Dennis Moraes 29 de abril de 2026
Obra Euclides da Cunha
  • Santa Bárbara d´Oeste

Rua Euclides da Cunha começa a ganhar forma em Santa Bárbara d’Oeste

Dennis Moraes 29 de abril de 2026
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente

Tags

#SantaBárbaraD'Oeste Americana Bebel Brasil campanha Crianças cuidados cultura DAE Dengue Dennis Moraes desenvolve sbo dicas Economia educação emprego fiscalização informações inscrições LBV Nova Odessa Obras opinião PAT piracicaba prefeitura prevenção Rafael Piovezan SantaBarbaraDOeste Santa Bárbara Santa Bárbara d´Oeste saúde saúde mental SaúdePública SB24Horas SBO sbocity Sustentabilidade Suzano Tivoli Shopping TivoliShopping tratamento Vacinação vagas Vereadores
  • Podóloga Especialista pés Diabéticos
  • Podóloga Especialista pés Diabéticos
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS

Desenvolvido por Dennis Moraes - Portal SB24HORAS

Menu
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente