28 de setembro de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Ação 21 Dias de Ativismo e Igualdade Racial é realizada na SIPAT do DAE

Compartilhe essa notícia!

A ação 21 Dias de Ativismo e Igualdade Racial, promovida pela Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos e do Comitê Americana por Elas, foi realizada na manhã desta terça-feira (28) durante a 33ª SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho) do Departamento de Água e Esgoto (DAE).

 

O tema abordado foi sobre as “Relações de trabalho respeitosas no enfrentamento às violências contra as mulheres”, ministrado pela coordenadora do Núcleo de Prevenção de Violências da Secretaria de Saúde e integrante do CMDM (Conselho Municipal dos Direitos da Mulher), Léa Amábile, e pela advogada Raquel Tamassi Marques.

 

“Temos que pensar na segurança física, saúde e autocuidado. A sociedade divide o trabalho em produtivo, que gera valor imediato, o trabalho fora de casa, e o reprodutivo, trabalho doméstico, cuidar dos filhos e idosos. Quando as mulheres trabalham fora, elas acabam acumulando as funções e há uma perda importante para elas dentro do mercado de trabalho”, disse Raquel.

 

A advogada também falou sobre assédio moral e sexual. “Os assédios moral e sexual são relevantes para as mulheres por conta da estrutura social, da subalternidade das mulheres em relação aos homens, que ocupam cargos de comando, nesta sociedade patriarcal. Precisamos refletir como podemos melhorar o ambiente de trabalho, como transformar e exigir políticas públicas efetivas para as mulheres. A sociedade precisa ser justa, boa e próspera para todas as pessoas!”, afirmou Raquel.

 

O superintendente do DAE, Carlos Cesar Gimenez Zappia, abriu o evento ressaltando que a SIPAT representa conhecimento. “A SIPAT significa conhecimento na área do relacionamento humano e na área de segurança. Ser responsável e trabalhar com segurança”, disse Zappia.

 

Na manhã desta terça-feira, também foi realizada uma ação dos 21 Dias de Ativismo no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) da Vila Mathiensen. A roda de conversa foi ministrada pela psicóloga Fernanda Joly junto aos beneficiários do programa Bolsa Família. Na parte da tarde foi promovida uma palestra, no CRAS São Manoel, para os adolescentes atendidos na unidade, proferida por Léa Amábile.

 

As atividades dos 21 Dias de Ativismo e Igualdade Racial prosseguem até o dia 10 de dezembro. A programação está disponível no site da Prefeitura: www.americana.sp.gov.br.

 

 

Por Daniela Alves (MTb 23.611)

 

Fotos: Marilia Pierre

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!