A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou nesta semana que seis áreas científicas e tecnológicas estão em investigação para a edição de 2025 dos Prêmios Científicos e Técnicos, cuja cerimônia está marcada para o dia 28 de abril de 2026, em Los Angeles.
Essas áreas foram selecionadas pelo Comitê de Prêmios Científicos e Técnicos da Academia, que avalia inovações significativas que impactam diretamente a indústria do cinema. Entre os campos em análise estão:
-
Dispositivos pirotécnicos de pequeno porte, seguros para uso próximo de elenco e equipe técnica;
-
Sistemas de sombreamento em camadas para imagens geradas por computador (CGI);
-
Softwares para fotografia em stop-motion;
-
Sistemas para criação de estilos artísticos personalizados em animações;
-
Ferramentas automatizadas de restauração de fala;
-
Softwares de gerenciamento de conformidade e montagem automática de som.
De acordo com os co-presidentes do comitê, Darin Grant e Rachel Rose, o objetivo é identificar inovações que tragam impacto real à produção cinematográfica:
“Estamos inspirados pelas notáveis inovações apresentadas este ano. Guiados por um comitê diverso de líderes da indústria, estamos animados para aprender mais sobre a novidade, impacto e adoção dessas tecnologias”, afirmaram.
A Academia informa que empresas e profissionais que tenham inovações nessas áreas ainda podem inscrever seus trabalhos até o dia 8 de setembro de 2025, às 17h (horário da Califórnia).
Após as investigações, o comitê apresentará recomendações à Diretoria da Academia, que decidirá os vencedores.
A cerimônia de entrega dos Prêmios Científicos e Técnicos de 2025 acontecerá em 28 de abril de 2026, celebrando avanços que tornam o cinema cada vez mais inovador e tecnológico.





VEJA TAMBÉM
COP30 termina sob críticas e deixa dúvidas sobre seu legado ambiental
RJ: Faetec inaugura primeira unidade do projeto Intramuros na Zona Oeste
LBV mobiliza doações para atender famílias atingidas pelo tornado em Rio Bonito do Iguaçu