Sistema de codificação de cores, usado em grandes produções como “Capitão América” e “Wicked”, ganha novo impulso com parceria voltada ao desenvolvimento open source
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (a mesma responsável pelo Oscar) anunciou, nesta semana, que o ACES – Academy Color Encoding System, padrão global para gestão de cor na indústria do cinema e da televisão, passa agora a fazer parte da Academy Software Foundation (ASWF), organização voltada ao desenvolvimento de softwares de código aberto para o setor audiovisual.
Criado e mantido pela Academia ao longo de mais de uma década, o ACES é um sistema aberto que padroniza o gerenciamento de cores em todas as etapas da produção audiovisual — desde a captação das imagens no set, passando pelos efeitos visuais, pós-produção, masterização e arquivamento.
Utilizado em grandes títulos como Capitão América: Brave New World, The Wild Robot, Wicked, entre outros, o sistema garante consistência nas cores e fidelidade à visão criativa original das obras. A mais recente atualização, o ACES 2.0, lançada nesta primavera, trouxe melhorias significativas: renderização de cores mais fiel, uniformidade em displays com diferentes alcances dinâmicos, transformações mais reversíveis e suporte ampliado a dispositivos personalizados.
Nova fase mais aberta e colaborativa
“ACES se tornou parte fundamental do fluxo de trabalho moderno no cinema, resultado da colaboração de centenas de cineastas, tecnólogos e cientistas da cor,” afirmou Annie Chang, vice-presidente de Tecnologias Criativas da NBCUniversal e integrante do conselho da Academia. “Ao integrar a Academy Software Foundation, o ACES continuará evoluindo num ambiente aberto e colaborativo, beneficiando criadores de conteúdo em todo o mundo.”
Como projeto da ASWF, o ACES utilizará o modelo de governança aberta da fundação, ganhando uma base legal mais sólida e infraestrutura de comunidade, o que deve impulsionar o número e a qualidade das contribuições de desenvolvedores open source. A expectativa é também facilitar a integração com outras ferramentas relevantes, como OpenColorIO, OpenEXR e MaterialX.
“Open source é a espinha dorsal invisível da produção cinematográfica atual, tanto para animação quanto para live action, incluindo praticamente todos os efeitos visuais”, afirmou Rob Bredow, vice-presidente sênior de Inovação Criativa da Lucasfilm. “A entrega do ACES à Foundation é o cumprimento de uma visão: garantir que esse padrão essencial continue evoluindo com o apoio direto da comunidade que ele serve.”
Futuro promissor
A governança do projeto seguirá a cargo de um Comitê Técnico de Direção, composto por especialistas que já fazem parte da história e da liderança do ACES, garantindo continuidade, mas também abertura para novas colaborações. A Academia continuará participando ativamente do desenvolvimento do ACES dentro da ASWF.
Mais detalhes sobre a transição serão apresentados durante o evento Open Source Days, que acontece nos dias 10 e 11 de agosto, presencialmente em Vancouver e também online. As sessões com foco em ACES incluem:
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10 de agosto – 14h (horário de Brasília): Palestra “O estado da Fundação”
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10 de agosto – 20h20 (horário de Brasília): Painel “ACES: Inovação Open Source para fluxos de produção modernos”
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11 de agosto – 21h (horário de Brasília): Sessão técnica e atualização do projeto ACES (exige inscrição no SIGGRAPH)
A programação completa do evento está disponível no site oficial da Academy Software Foundation.
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