19 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Abril Marrom: Mês é dedicado a cuidados com doenças causadoras da cegueira

Compartilhe essa notícia!

Diagnóstico precoce com equipamentos de alta tecnologia pode evitar a cegueira infantil. Com estimativa de 26 mil crianças cegas no Brasil, maioria dos casos poderiam ser evitados se diagnosticados de forma precoce por meio de exames como o Teste Digital do Olhinho, realizado com o aparelho RetCam, e com o aparelho Spot Vision.

 

Criada em 2016, a campanha Abril Marrom tem o objetivo de conscientizar a população sobre cuidados para a manutenção da saúde ocular e prevenção de doenças que causam cegueira. “O Abril Marrom foi idealizado pelo Professor Doutor Suel Abujamra com o intuito de conscientizar a sociedade brasileira sobre a cegueira, alertando sobre sua prevenção através do diagnóstico e tratamento precoces e possibilidade de reabilitação. Abril foi escolhido por ser o mês em que se comemora o Dia Nacional do Braille e marrom por ser a cor de íris mais frequente nos brasileiros”, explica a Dra Viviane Lanzelotte, oftalmopediatra da Clínica Ocular Baby, no Rio de Janeiro.

Estima-se que há 1,4 milhão de crianças cegas no mundo e que 500 mil novos casos de cegueira infantil surgem a cada ano de acordo com o Plano de Ação do Programa Visão 2020 para 2014/2019 da IAPB (Agência Internacional para a Prevenção da Cegueira). “No Brasil ainda temos poucos trabalhos científicos sobre o assunto, porém segundo estimativas da IAPB, podemos considerar aproximadamente 26 mil crianças cegas em nosso país por patologias que poderiam ter sido prevenidas ou tratadas precocemente”, declara a Dra. Viviane.

 

Diagnóstico precoce

 

A visão é responsável por cerca de 80% das informações que recebemos do ambiente ao nosso redor e por isso um importante fator de estimulação. “As crianças cegas apresentam, com frequência, atraso em vários campos do seu desenvolvimento como: motor, linguagem, cognitivo, afetivo, entre outros”, diz a especialista em oftalmopediatria.

Vale destacar que cerca de 60% das doenças oculares que causam cegueiras são tratáveis, sendo que 80% dos casos de cegueira poderiam ser evitados ou tratados se diagnosticados com mais antecedência. “Existem muitas causas de cegueira na infância que poderiam ser evitadas, através da prevenção ou tratamento precoce. Em nosso meio as principais são: catarata, glaucoma congênito, retinopatia da prematuridade, toxoplasmose congênita, erros de refração e ambliopia, causada por erros refrativos, estrabismo, obstrução do eixo visual”, alerta.

 

Prevenção desde o nascimento

 

Realizado ainda na maternidade, o Teste do Reflexo Vermelho (TRV) analisa o globo ocular do bebê por meio de um oftalmoscópio, equipamento dotado de lentes e um foco de luz que reflete diretamente na retina, tornando possível uma avaliação inicial sobre a saúde dos olhos. Porém, o teste avalia apenas o segmento frontal do olho.

Em alguns hospitais públicos e particulares, já é possível fazer um exame mais preciso e detalhado, capaz de inspecionar o fundo do olho. É o chamado Teste Digital do Olhinho, feito com o aparelho RetCam, um retinógrafo portátil de alta tecnologia que pode diagnosticar precocemente mais de 20 enfermidades no recém-nascido, graças à alta tecnologia que permite avaliar 130 graus do globo ocular. “Um atendimento neonatal mais completo da saúde ocular vem recebendo ênfase devido aos resultados na literatura científica de achados patológicos em fundoscopia de recém-nascidos que normalmente não seriam submetidos a esse exame”, afirma a oftalmologista.

A câmera de alta resolução do retinógrafo captura as imagens e as amplia em um monitor, onde é possível ajustar brilho, contraste e equilíbrio de cores, permitindo que o diagnóstico oftalmológico seja feito de forma rápida e precisa. “Essa imagem pode ser enviada digitalmente ao oftalmologista para análise, permitindo diagnóstico precoce de patologias graves como a retinopatia da prematuridade e o retinoblastoma, sendo o último não só causa de cegueira, mas também fator de risco de vida”, comenta a médica.

Segundo a oftalmologista, nas crianças maiores os erros de refração e ambliopia por estrabismo e anisometropia são um grande fator de causa de baixa visão. “Equipamentos de fácil manuseio e que oferecem informações confiáveis sobre a refração e o alinhamento ocular, como o Spot Vision – aparelho portátil que permite triagem visual em segundos, são facilitadores do exame tanto em consultório, quanto em campanhas em larga escala para detecção de fatores de risco à visão. É preciso um trabalho árduo para levantar dados precisos sobre a prevalência das causas de cegueira na infância em nosso meio e sua prevenção, além de campanhas educativas para pais e professores, favorecendo um diagnóstico mais precoce. O ambiente escolar é extremamente interessante como uma oportunidade de rastreamento de erros refrativos e ambliopia em todas as crianças e mecanismos facilitadores para essa atuação devem ser estimulados”, conclui.

 

Sobre a Advance Vision

A Advance Vision é uma empresa especializada em produtos oftalmológicos, que faz parte do grupo JL Health, focado no mercado de saúde desde 2002, com know how e expertise de importação, distribuição e serviços exclusivos de equipamentos e tecnologias voltadas para atender médicos especializados. A empresa representa marcas internacionais cujos pontos fortes se traduzem em alta tecnologia, qualidade superior, segurança, excelência clínica e treinamento visando a plena satisfação de médicos e pacientes.

 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!