Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

24horas Dennis Moraes Opinião

A política é limpa, suja são as pessoas…

“Políticos e fraldas devem ser trocados de tempos em tempos, pelo mesmo motivo.”  autor desconhecido

 

Acabamos de passar por mais uma eleição municipal em todo o território nacional. Muitos foram exterminados e outros vão continuar no poder direta ou indiretamente. Em Santa Bárbara d´Oeste a situação parece ser tranquila. Parece…

As traições partidárias já começaram bem antes do esperado. A falta de carácter de alguns “políticos” ficou escancarado com a derrota de uns e por incrível que parece vitória de outros. Poucos grupos políticos estão inteiros e fechados como antes da eleição. A lealdade partidária e principalmente a lealdade humana é para poucos que vivem nesse meio sujo e rasteiro.

O filme Especialista em Crise de 2016 retrata muito bem as melhores intenções de pessoas boas que querem entrar na política e acabam sendo traídas por acreditar e se entregar de corpo e alma para conquistar a vitória achando que aquilo é o melhor para a população. A sinopse conta que a consultora política Jane Bodine (Sandra Bullock) apesar de estar aposentada, decide trabalhar para o candidato a presidência Pedro Castillo (Joaquim De Almeida) pelo simples motivo de querer ganhar do seu antigo rival Pat Candy (Billy Bob Thornton). (Pedro Castillo) era um candidato inexpressivo mas com a força da propaganda foi subindo nas pesquisas, mentindo e fazendo promessas que não ia cumprir. Qualquer semelhança com a vida real é mera coincidência!

A busca pelo poder para benefício próprio é cada vez mais escancarada! É patético ver pessoas pulando do barco político para se ter “privilégios” políticos. Muito tem se discutido sobre o papel da política na sociedade moderna. No meu entendimento, a política é o momento de troca de ideias e conhecimentos para se chegar a um denominador comum, pelo menos era para funcionar assim…

Abandonar o navio!!!!

O último que apague a luz!!!

Por mais que existam pessoas com boas intenções que querem entrar na política, sempre essas pessoas vão cruzar com elementos interessados somente no seu próprio umbigo. O exemplo que acontece atualmente em nossa cidade é a aprovação das contas rejeitadas do atual prefeito Denis Eduardo Andia. Se você tem contas reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, automaticamente sabemos que essas contas tem que ser reprovadas na Câmara Municipal, não tem discussão! É totalmente absurdo a aprovação de contas reprovadas por vereadores que tem a missão de fiscalizar o executivo e não despachar para o mesmo. Os vereadores barbarenses eleitos tem a obrigação de fazer a política limpa e não abençoar erros de uma administração que sempre se intitulou séria. Chega a ser bizarro ver que a administração atual se intitula séria com 4 contras reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo. A frase de destaque desse artigo nunca fez tanto sentido.

Sério de verdade devem ser os eleitos e os reeleitos, adoraria poder falar aqui para você leitor que eu confio nos 19 vereadores eleitos, adoraria de verdade, más sabemos que isso é uma utopia.

O bom de toda essa experiência é que cada vez mais sabemos em quem realmente podemos confiar. Na política conhecemos desde pessoas interesseiras até pessoas que estão ali verdadeiramente buscando fazer política em prol da população, e o mais gratificante é que algumas dessas pessoas de bem vão estar lá representando o povo na Câmara Municipal, pelo menos eu acredito muito nisso!

Somente o tempo vai dizer se escolhemos certo nossos representantes. Creio que em 100 dias já vai dar para ter uma noção de quem realmente faz política limpa e quem entrou lá apenas para ser mais um despachante e não fiscalizador.

“Noventa por cento dos políticos dão aos 10% restantes uma péssima reputação.” Henry Kissinger

Viva 2021!

Dennis Moraes é Comendador outorgado pela Câmara Brasileira de Cultura, Jornalista e Diretor de Jornalismo do Portal SB24Horas