Variedades 

A importância da arte para o desenvolvimento da criança

A galerista Zuleika Bisacchi pontua como a arte é essencial para a formação da percepção de mundo, criatividade e inteligência dos pequenos

A arte é uma forma encontrada pelo ser humano para expressar seus sentimentos e emoções, e o incentivo dessa forma de expressão é fundamental para o desenvolvimento e percepção de cada indivíduo em relação à criatividade, inteligência e também visão de mundo. Presente na sociedade desde seus primórdios a arte manifesta-se de diferentes formas no decorrer da história, contribuindo para a evolução da humanidade.

                O contato das crianças com arte é muito importante em seu processo de educação, primeiramente por conta do desenvolvimento de seu conhecimento sobre a arte em si, que envolve muito mais do que apenas visualizar imagens. Analisar os símbolos e ideias presentes nas mesmas evolui o pensamento crítico, enriquece o repertório da criança e isso acaba melhorando e estimulando sua linguagem verbal, afetiva e emocional, além do raciocínio lógico, que muitas vezes foge das diretrizes dos currículos escolares.

Mediação de arte e educação

                É preciso diferenciar a arte como cultura e como expressão. A arte como cultura trabalha o conhecimento da história, dos artistas que contribuíram para sua transformação. Já como expressão, é a capacidade dos indivíduos de interpretarem ideias através de diferentes linguagens e formas.

                Os professores podem se tornar mediadores e realizarem ações educativas com os alunos, seja em âmbito escolar ou fora dele. Uma forma de trazer isso para o universo dos alunos é promovendo visitas guiadas a museus e galerias. A galerista e professora Zuleika Bisacchi, acredita que não há apenas uma forma de se expressar por meio da arte, por isso deixa as portas de sua galeria abertas para essa troca com os pequenos. “Crianças que têm esse contato mais próximo com a arte acabam tendo mais facilidade de expressar suas emoções, seja rabiscando um papel, pintando, cantando, criando histórias”, ressalta a galerista.

Estimular a criatividade

                As experiências quando são vividas, criam um impacto muito mais intenso na memória afetiva das crianças. Todos têm alguma lembrança de alguma excursão escolar para um museu ou galeria de arte em algum lugar do passado.  Quando há esse contato, a percepção de mundo e expressão transcende as paredes da escola, e fazem com que a arte seja compreendida como uma manifestação real, um registro palpável do que é o mundo e do que se sonha para o mesmo. E isso é fundamental para a visão de mundo que as crianças das novas gerações vão desenvolver no decorrer de suas vidas.

Serviço:

Galeria Zuleika Bisacchi | https://www.facebook.com/zbgaleriadearte/ | https://www.instagram.com/zbgaleria

Comentários

Leia também...