Skip to content
SB24HORAS

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

  • 2
  • SE INSCREVA EM NOSSO CANAL
Primary Menu
  • Formula E
  • Santa Bárbara d´Oeste
  • Política
  • Região
  • Brasil / Mundo
  • Feiras Livres
  • Cultura
  • Auto Motor
  • Dennis Moraes
  • Social
  • Saúde
  • Opinião
  • TV24HORAS
Light/Dark Button

A história da Praça 9 de julho

Redação 9 de julho de 2020 6 minutes read
Compartilhe essa notícia!

Centro de Documentação Histórica da Fundação Romi traz, em pesquisa temática, a história da Praça 9 de Julho

O dia 9 de julho é feriado em todo Estado de São Paulo, desde 1997, quando o então governador Mário Covas sancionou a Lei Estadual n.º 9.497. O dia marca oficialmente o início da Revolução Constitucionalista de 1932. Essa data dá nome a uma praça localizada na área central de Santa Bárbara d’Oeste, que em 2020 está sendo reformada, e em breve será reinaugurada, assim como, o prédio do antigo Paço Municipal que abrigará o Centro de Memória de Santa Bárbara d’Oeste.

Mas será que o nome da Praça tem alguma relação com a Revolução Constitucionalista de 1932? A equipe do CEDOC – Centro de Documentação Histórica da Fundação Romi fez uma busca no acervo para encontrar fontes históricas que nos ajudam a compreender essa história.
Para contar essa história é preciso voltar no tempo, no século XIX, precisamente em 1881 quando a Irmandade de São Sebastião, da paróquia Santa Bárbara, inicia uma campanha para a construção da Capela de São Sebastião em terreno da igreja localizada entre a rua do Cruzeiro (atual Dona Margarida) e a rua Santa Bárbara. O local onde a capela foi construída ficou conhecido como LARGO DE SÃO SEBASTIÃO.

Manoel Teixeira, em artigo publicado no Jornal D’Oeste em 17 de outubro de 1954, descreve o local e a Capela de São Sebastião como um edifício de tijolos, coberto de telhas, mas de arquitetura bastante modesta. “Em 1915 foi extinta a Irmandade de São Sebastião e a imagem do santo foi transferida para a Igreja Matriz Santa Bárbara. Já no ano seguinte, em 1916, a Prefeitura Municipal adquiriu da Paróquia Santa Bárbara o terreno pertencente a Capela São Sebastião e a capela foi demolida. Com o passar dos anos a praça passou a ser conhecida como PRAÇA MUNICIPAL, e finalmente em 1934 recebeu o nome de PRAÇA 9 DE JULHO”, relata a coordenadora do Centro de Documentação Histórica da Fundação Romi Sandra Edilene de Souza Barboza.
No acervo do CEDOC da Fundação Romi há a edição do jornal “A Cidade de Santa Bárbara” publicada em 15 de julho de 1934 noticiando o dia em que essa praça foi inaugurada. “A placa de denominação da praça em bronze foi ofertada por Emílio Romi, que a produziu na fundição de sua empresa, na época denominada Garage Santa Bárbara, atual Indústrias Romi. A denominação da praça foi um pedido da Federação Barbarense de Voluntários da Revolução Constitucionalista de 1932 ao Prefeito João de Oliveira Lino, em memória ao dia que marcou oficialmente o início da Revolução Constitucionalista”, finaliza Sandra.

Em 1938, teve início a construção do prédio do Paço Municipal na Praça 9 de Julho, segundo o jornal Cidade de Santa Bárbara em 6 de setembro de 1939 o prédio estava concluído, no entanto, foi somente em 21 de dezembro de 1941 que foi oficialmente inaugurado. A pesquisa completa preparada pela equipe do CEDOC com fotografias, jornais está disponibilizada no site do CEDOC da Fundação Romi no endereço:

Sobre o CEDOC

O Centro de Documentação Histórica – CEDOC é um  espaço vivo de preservação da história, que além de resgatar todo o passado histórico de Santa Bárbara d’Oeste e região, atua na guarda, conservação e disponibilização do acervo da Fundação Romi e da Indústrias Romi – com destaque para o acervo do Romi-Isetta. É uma importante fonte de pesquisa para jornalistas, estudantes, entre outras pessoas que buscam informações sobre a região de Santa Bárbara d’Oeste. Realiza projeto de Educação Patrimonial para crianças e adolescentes e Processamento Técnico de todos os documentos recebidos. O acervo disponível para consulta é composto por mais de 300.000 mil documentos. No CEDOC são considerados documentos históricos toda informação registrada independente de forma ou suporte (física ou digital), em função de seu valor informativo, testemunhal, que servirão para conferir autenticidade a algum acontecimento histórico ou utilizado como fonte para pesquisas. O CEDOC está localizado à Avenida João Ometto, 200, Jardim Panambi, em Santa Bárbara d´Oeste. (19) 3499-1558. www.fundacaoromi.org.br/cedoc.

Sobre a Fundação Romi

Seu legado iniciou em 1957, em Santa Bárbara d’Oeste, pelo casal Américo Emílio Romi e Olímpia Gelli Romi. Tendo como missão promover o desenvolvimento social e humano através da educação e cultura, a Fundação Romi é pioneira na promoção da comunidade regional e na realização de ações sociais, beneficiando mais de 30 mil pessoas, por ano, através de seus dois grandes eixos: Educação e Cultura. Mantenedora do Núcleo de Educação Integrada, sua escola de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, oportuniza a formação integral, autônoma e protagonista de crianças, adolescentes e jovens. Promove, por meio de seu Centro de Documentação Histórica, a preservação da história da cidade e região com o processamento técnico da memória do município para guarda, preservação e disponibilização do acervo à população para consulta e pesquisa.  Tem na educação patrimonial, destinada para alunos da educação básica, a disseminação do conhecimento da história local como elemento de cultura e cidadania. Na Estação Cultural de Santa Bárbara d´Oeste que, por meio de oficinas livres, culturais e de formação, projetos de fomento à economia criativa, de elevação do status cultural e de ações socioeducativas atende milhares de pessoas por ano. A Fundação Romi está localizada à Avenida João Ometto, 200, Jardim Panambi, em Santa Bárbara d´Oeste. (19) 3499-1555. www.fundacaoromi.org.br.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)

About The Author

Redação

See author's posts

Compartilhe essa notícia!

Post navigation

Previous: Mega-Sena acumula e vai a R$ 40 milhões
Next: Pandemia do novo coronavírus influenciou o preço do seguro auto em estados bem afetados
  • FUNDAÇÃO HERMÍNIO OMETTO
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • Podóloga Especialista pés Diabéticos
  • Podóloga Especialista pés Diabéticos

Tags

#SantaBárbaraD'Oeste Americana Bebel Brasil campanha Crianças cuidados cultura DAE Dengue Dennis Moraes desenvolve sbo dicas educação emprego fiscalização informações inscrições LBV Nova Odessa Obras opinião Paiva Netto PAT piracicaba prefeitura prevenção Rafael Piovezan SantaBarbaraDOeste Santa Bárbara Santa Bárbara d´Oeste saúde saúde mental SaúdePública SB24Horas SBO sbocity Sustentabilidade Suzano Tivoli Shopping TivoliShopping tratamento Vacinação vagas Vereadores

Desenvolvido por Dennis Moraes - Portal SB24HORAS

Fale Conosco