Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Esportes Variedades

A história da comunicação contada pelo esporte

Especialista em código morse, Dary Bonomi Avanzi, estreia em comercial da ESPN

Um apaixonado por comunicação. Assim podemos definir Dary Bonomi Avanzi, um especialista em telecomunicação que aos 78 anos acaba de inserir mais um relevante capítulo em sua história: a gravação de um comercial para a ESPN, divulgando a próxima temporada da NBA por meio do código morse. O filme mostra Avanzi decodificando os sons da quadra de basquete como um chamado para os fãs do esporte assistirem aos jogos pelo canal.

A participação no comercial vem para coroar uma grande trajetória de sucesso na carreira do especialista em telecomunicação. Avanzi começou a trabalhar com código morse aos 13 anos de idade na Estrada de Ferro Sorocabana. De lá para cá, teve a oportunidade de operar desde o telégrafo até à internet, em mais de seis décadas de atividade ininterrupta. O profissional acompanhou de perto todas as pesquisas para o funcionamento do sistema de fax, telex por micro-ondas, transmissões por reflexão lunar (usando a lua como antena), comunicação via satélite e até o monitoramento de várias naves espaciais.

Essas e tantas outras histórias são compartilhas em seu livro biográfico “Do telégrafo à internet: a trajetória de Dary Bonomi Avanzi”, publicado em 2015, e também nas inúmeras palestras que ele já realizou – e ainda realiza – tanto em entidades como a Anatel quanto em escolas públicas. “É preciso compartilhar conhecimento. Precisamos preservar a história. As gerações mais novas precisam saber como as cidades se comunicavam nas décadas de 50 e 60. Elas merecem conhecer o longo caminho que percorremos para que hoje elas mandem mensagens por seus celulares”, alegra-se.

A memória é levada tão a sério por Avanzi, que ele resolveu expor seu acervo pessoal ao público, em um museu próprio, localizado em Águas de Santa Bárbara, município que fica a 300 km da capital paulista. Entre as mais de 30 peças do museu, estão telégrafos, radiotelégrafos, radiofones, rádios amadores e muitos outros ícones que revelam a trajetória da telecomunicação e da história do país, já que ele trabalhou inclusive para governadores e presidentes da República.

No momento, Avanzi comemora o fato de compartilhar a história da comunicação por meio do esporte. Corintiano fanático, ele afirma acompanhar os jogos de futebol. O basquete também figura como uma paixão antiga, que agora ele tem um motivo extra para gostar. “Gravar esse comercial foi um grande reconhecimento pelo trabalho que desenvolvi ao longo de toda a minha vida. Isso demonstra que precisamos estar sempre prontos para fazer coisas novas, adquirir conhecimento. Sempre é tempo de aprender”, orgulha-se. Fica a lição para todos nós.

Sobre o Instituto Avanzi:

Instituto Avanzi formou-se pela união de pessoas físicas e jurídicas da comunidade de telecomunicações com o intuito de aprimorar a qualidade e a eficiência dos serviços públicos e privados ofertados à sociedade brasileira.

http://itavanzi.org.br/