Queridos leitores, ao nos depararmos com este assunto, logo imaginamos algo que não nos agrada, pois vemos que muitos dos serviços públicos prestados não estão de acordo com o modelo ideal ou o qual gostaríamos que estivessem.
Se a Gestão Pública é o ato de administrar todo o bem público, ou seja toda a máquina pública, sendo público, teríamos que ter um cuidado redobrado, pois todo o valor arrecadado , vem diretamente da população, que através do impostos, contribuem para todo o movimento financeiro, e estes automaticamente esperam o retorno através de uma boa administração e quando for utilizar os serviços públicos o tenha da melhor forma possível. Isto requer de um verdadeiro gestor uma maior responsabilidade em seus atos.
Em nossas vidas, nós temos que planejar e administar da melhor forma tudo o que está em nossa volta, ou seja: planejar e administar nossos ganhos e gastos, nossos cartãões de crédito e todas as demais depesas que fixas, além de nãos nos esquecer daquelas despesas extras que podem surgir no decorrer do mês . Caso isto não ocorra, entraremos em crise financeira, por uma má administração que cabe a nós mesmos.
Ao comparemos nossa administração ao setor público percebemos muitas semelhanças: podemos perceber que em qualquer vacilo tudo pode ser complicado, imaginem em um ambito municipal, estadual ou federal, o quanto o gestor tem que estar preparado e também ter uma equipe estruturada e com conhecimento e vontade de administar o patrimônio público.
Como cidadãos e como contribuintes, todos nós devemos buscar sempre o melhor e exigirmos também dos outros o melhor, e neste caso: dos serviços públicos não é diferente, pois acreditamos que o Gestor Público tem o dever de gerenciar da melhor forma possível o que lhe foi incumbido.
Luciene Dias
MTB 0080790/SP