19 de setembro de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

A força do CIESP de Santa Bárbara d´Oeste na defesa da indústria

Compartilhe essa notícia!

Rafael Cervone*

                                                     Nivaldo José da Silva**

 

 

Em 18 de dezembro, a Diretoria Regional do CIESP de Santa Bárbara d’Oeste comemora seu 36º aniversário. Nessas quase quatro décadas, tem contribuído de modo expressivo para o fomento da indústria de transformação local, que é importante para o progresso, geração de empregos e qualidade da vida da população do município, de 183.347 habitantes, segundo o Censo de 2022.

Outras estatísticas do IBGE demonstram com clareza o significado do setor para a cidade. São 837 empresas, em áreas como de fabricação de produtos de metal, máquinas, equipamentos e têxteis. A atividade é responsável por 20,9% dos empregos formais, mantendo 19.180 postos de trabalho, conforme dados atualizados em outubro último.

O significado do parque fabril para Santa Bárbara d’Oeste, assim como para o Estado de São Paulo e o País, evidencia a prioridade da política de neoindustrialização. Na adoção deste plano pelo governo, cuja implementação precisa ser rápida e dinâmica, a FIESP e o CIESP foram uns dos protagonistas mais engajados. O impulsionamento setorial é decisivo para que nosso país retome crescimento econômico sustentado e expressivo, ascenda ao patamar de economia de renda alta, promova inclusão social em larga escala e proporcione mais bem-estar aos seus mais de 200 milhões de habitantes.

A indústria tem o maior fator de multiplicação produtiva dentre todos os setores, com índice de 2,15 pontos. Ou seja, cada real investido nas fábricas gera R$ 2,15 na economia. Ademais, somente os países que promoveram o fomento de seu parque fabril conseguiram crescer de modo robusto durante períodos longos. Por isso, temos trabalhado tanto pela modernização e fortalecimento da manufatura.

O CIESP de Santa Bárbara d’Oeste integra a grande corrente da indústria paulista em favor do desenvolvimento do setor e do Brasil. Os empresários locais, com sua ativa participação na entidade, são ouvidos, ganham espaço de fala, apresentam seus anseios, encontram suporte para vencer obstáculos e reforçam nossa jornada por um país melhor.

 

*Rafael Cervone é o presidente do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP).

 

**Nivaldo José da Silva é o diretor-titular do CIESP de Santa Bárbara d’Oeste.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!