Os equipamentos industriais evoluíram bastante ao longo das últimas décadas, desde o seu surgimento na época da revolução industrial.
Se no começo do século XVII, na Europa, nós tínhamos o início da evolução e do surgimento de máquinas a vapor, hoje lidamos com a chamada indústria 4.0, que é pautada pela tecnologia.
Na época em que surgiram, as máquinas com certeza ajudarão a revolucionar e mudar a indústria, com um aumento da produção em larga escala.
Com o tempo, o uso da eletricidade e da combustão também foi padrão na indústria, até que alcançamos, em pleno século XXI, o uso de computadores de internet, a automação de processos e a robótica na indústria.
Aqui neste conteúdo, nós vamos falar um pouco melhor a respeito de como aconteceu essa evolução ao longo do temo. Acompanhe!
O início da evolução dos equipamentos industriais
Os estudos feitos a respeito da revolução industrial na Inglaterra mostram que a maior conquista desse período foi o surgimento da primeira indústria mecânica que tinha grande porte.
Com ela, foi possível começar a produção das máquinas em massa, de modo a aumentar a produtividade industrial.
E essa produção das máquinas, aliás, foi que ajudou no desenvolvimento de três pontos que levaram a um crescimento da economia mundial na época, até a eclosão da 1ª guerra mundial.
A mecanização geral do setor industrial, a introdução das ferrovias e o desenvolvimento da indústria naval sendo movida com energia a vapor ajudaram a impulsionar a evolução industrial ao longo das décadas.
A aplicação das tecnologias na Indústria 4.0
Desde o surgimento da primeira indústria mecânica, muita coisa mudou no mercado e os equipamentos industriais foram se desenvolvendo cada vez mais.
Até que chegamos ao século 21, no qual vemos os impactos diretos e visíveis da indústria 4.0 em todos os setores da indústria.
Não à toa, as empresas têm se esforçado para que possam se preparar e atender à demanda que vai surgindo no mercado.
O uso da robótica, que vem se tornando mais acessível a todos os setores das indústrias, traz uma maior autonomia às máquinas.
Com isso, as empresas ganham em produtividade e isso permite reduzir gasto de tempo e de dinheiro, substituindo o trabalho manual que pode acarretar em erros e em atrasos no processo.
A análise dos dados é um outro importante setor tecnológico que vem fazendo a diferença na indústria 4.0.
A coleta e o armazenamento dos dados em nuvens, nos equipamentos e nas operações permite que os processos possam ser otimizados através da análise desses dados.
Com isso, consegue-se identificar possíveis falhas na produção e há uma redução dos erros de operação, além da interação entre os equipamentos de um sistema, o que dá um maior controle da produção de maneira automática.
A correia sincronizadora com um elemento fundamental nos equipamentos industriais
Por falarmos em equipamentos industriais, as correias sincronizadoras são um dos elementos mais importantes para o correto funcionamento deles.
A correia sincronizadora, aliás, é considerada como um dos tipos de correias industriais mais usadas em todo o mercado.
Em seu uso, esse tipo de correia transmite a força através de movimentos sincronizados, pois ele conta com dentes que encaixam-se com maior precisão nas ranhuras da polia.
Por isso, ela é bem comum em máquinas nas quais há a necessidade da sincronia entre tempo e distância, garantindo o funcionamento de muitas máquinas e diversos motores que fazem parte do ramo da indústria.
São elas que fazem a transmissão dos movimentos entre diferentes pontos da máquina, então é necessário sempre escolher uma correia de qualidade, como as da Rexon.
Conclusão
Como você pode ver aqui, a evolução dos equipamentos industriais durante as muitas décadas desde a revolução industrial inglesa é realmente impressionante.
Neste texto, mostramos como esses equipamentos passaram de máquinas a vapor até o uso da tecnologia, computadores e robótica com maior eficiência nas indústrias na atualidade.
O que achou do conteúdo de hoje sobre a evolução dos equipamentos industriais ao longo do tempo?
VEJA TAMBÉM
6 curiosidades sobre o presídio de Tremembé
Diogo Portugal lança primeiro livro com textos originais de stand-up comedy
Adriana Colloca fala ao SB24Horas sobre os desafios e o futuro do setor de vendas diretas no Brasil