Skip to content
Primary Menu
  • Brasileirão 2026
  • Formula E
  • Santa Bárbara d´Oeste
  • Feiras Livres
  • Brasil / Mundo
  • Região
  • Política
  • Social
  • Auto Motor
  • Saúde
  • Opinião
    • Dennis Moraes
  • TV24HORAS
Light/Dark Button
  • SE INSCREVA EM NOSSO CANAL
  • SPACESS ESTUDIOS
SB24HORAS

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

  • Saúde

A dor é igual para todos? Especialista responde

Dennis Moraes 13 de julho de 2023 3 minutes read
dores

Segundo o ortopedista Dr. Luiz Felipe Carvalho, a dor é subjetiva e a sua percepção pode variar bastante entre pacientes

  • SAFE GREEN - CERTIFICADO DIGITAL

Todo ser humano sente dor, nas mais variadas intensidades, formas, locais, mas esse é um elemento presente, inclusive como recurso de defesa do organismo, mas para as mesmas condições, pessoas diferentes sentem o mesmo nível de dor?

 

O que é a dor?

Antes de mais nada é fundamental entender o que é a dor. Segundo a Associação Internacional para o Estudo da Dor (IASP), a dor é “uma experiência sensorial e emocional desagradável associada ou descrita em termos de dano tecidual real ou potencial”.

 

Além disso, ela é uma ferramenta fisiológica de alerta para ameaças à integridade física de um organismo, auxiliando na percepção de cada pessoa sobre a saúde do seu corpo.

 

A dor é igual para todos?

De acordo com o ortopedista especialista em tratamentos para a dor, Dr. Luiz Felipe Carvalho, em seu livro “Ativação do sistema neuroimunoendócrino para tratamento da dor”, ela pode variar bastante entre pacientes.

 

“A dor é definida como uma experiência sensorial e emocional desagradável associada a um dano real ou potencial, ou descrita em termos de tal dano. A dor é sempre subjetiva, e todos aprendem a usar a palavra por meio de sua própria experiência.”.

 

“Em cada tipo de dor, podemos observar quatro propriedades: nocicepção, que pode detectar estímulos nocivos; percepção, que consiste na forma como o organismo sente os estímulos; sofrimento; e comportamento. Essas características estão sempre presentes na dor, mas variam de acordo com o tipo, mas em proporções diferentes, no entanto, é necessário saber que existe um limite abaixo do qual nenhuma dor é sentida, chamado de limiar de percepção, e também existe um limite acima do qual a dor não pode ser sentida. a dor torna-se insuportável chamado limiar de tolerância” Explica Dr. Luiz Felipe no livro.

 

 

 

__

Sobre o Dr. Luiz Felipe Carvalho

 

Dr. Luiz Felipe Carvalho é ortopedista especialista em coluna vertebral e medicina regenerativa. Já tratou grandes atletas como o jogador de futebol Rodrigo Dourado e o Ferreirinha do Grêmio. Além do tenista Argentino naturalizado Uruguaio Pablo Cuevas que faz tratamento com célula tronco desde 2017 melhorando muito sua performance avançando no ranking desde então.

O Gaúcho possui um profundo conhecimento sobre os modernos procedimentos cirúrgicos da coluna vertebral e também trabalha com técnicas minimamente invasivas. É diplomado pela Academia Americana de Medicina Regenerativa (AABRM), e pelo grupo Latino Americano ORTHOREGEN. Atualmente está estruturando o serviço de Medicina Regenerativa na Cidade de São Paulo para tratamentos de Artrose e de dores crônicas osteomusculares.

 

—

Créditos – Foto: Divulgação / MF Press Global

 

  • Facebook
  • Share on X
  • LinkedIn
  • WhatsApp
  • Email
  • Copy Link

About the Author

Dennis Moraes

Administrator

Jornalista, Hoster do Iron Podcast e CEO do Grupo Dennis Moraes de Comunicação

Visit Website View All Posts
Tags: dor especialista

Post navigation

Previous: A Ascensão do Threads: Um Olhar Detalhado no Novo Aplicativo de Mensagens do Instagram
Next: Prefeitura vai construir rotatória no acesso ao Antônio Zanaga

Leia também:

raio x
  • Saúde

Saúde óssea: estudo da USP avança em tratamento da osteoporose, condição ligada à nutrição e ao consumo de cálcio

Dennis Moraes 18 de março de 2026
IDOSO
  • Saúde

Sexo após os 50: mudanças no corpo masculino exigem atenção à saúde e acompanhamento médico

Dennis Moraes 18 de março de 2026
demência
  • Saúde

Demência já afeta 57 milhões no mundo: leitura pode ajudar a manter o cérebro ativo

Dennis Moraes 14 de março de 2026
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente

Tags

#SantaBárbaraD'Oeste Americana Bebel Brasil campanha Crianças cuidados cultura DAE Dengue Dennis Moraes desenvolve sbo dicas Economia educação emprego fiscalização informações inscrições LBV Nova Odessa Obras opinião PAT piracicaba prefeitura prevenção Rafael Piovezan SantaBarbaraDOeste Santa Bárbara Santa Bárbara d´Oeste saúde saúde mental SaúdePública SB24Horas SBO sbocity Sustentabilidade Suzano Tivoli Shopping TivoliShopping tratamento Vacinação vagas Vereadores
  • Podóloga Especialista pés Diabéticos
  • Podóloga Especialista pés Diabéticos
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS

Desenvolvido por Dennis Moraes - Portal SB24HORAS

Menu
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente