SB24HORAS

Notícias na hora certa!

A contradição dos vereadores barbarenses em tempos de crise

Foto: Divulgação

Compartilhe essa notícia!

Por Dennis Moraes

A recente iniciativa do vereador Juninho Dias, de Americana, em doar metade do seu salário para ajudar as vítimas das enchentes em Santa Bárbara d’Oeste é um gesto que transcende a política convencional. Ele não apenas demonstra empatia e solidariedade, mas também evidencia uma visão ampla sobre o papel de um representante público: servir às pessoas, independentemente de fronteiras geográficas.

Enquanto Juninho Dias se mobiliza para auxiliar uma cidade vizinha em um momento de crise, os vereadores de Santa Bárbara d’Oeste parecem estar mais preocupados com suas próprias vantagens. Recentemente, aprovaram um aumento salarial expressivo para si mesmos, gerando revolta em uma população que enfrenta desafios econômicos e sociais significativos. Além disso, muitos deles têm se dedicado à criação de projetos de pouca relevância e moções de aplausos que, na prática, pouco ou nada contribuem para a solução dos problemas da cidade.

Como se não bastasse, o atual presidente da Câmara barbarense está em vias de propor a contratação de mais um assessor para cada vereador. Uma medida que, além de aumentar os custos do Legislativo, levanta questionamentos sobre a verdadeira prioridade dessa gestão: atender às demandas da população ou criar mais cargos para atender interesses particulares?

Dennis Moraes

A postura de Juninho Dias é um lembrete claro de que o papel do vereador vai além das formalidades e discursos vazios. Seu gesto é uma lição de humanidade e comprometimento com o bem coletivo. Enquanto isso, a inção dos vereadores barbarenses em inflar seus benefícios e ampliar o gasto público reflete uma desconexão preocupante com as necessidades reais dos cidadãos que os elegeram.

Diante disso, lança-se um desafio: será que algum vereador barbarense terá a coragem de seguir o exemplo de Juninho Dias e doar metade do seu salário para as vítimas das enchentes? Este seria um gesto significativo para mostrar que também estão comprometidos com a população que representam e não apenas com interesses próprios.

Além disso, fica uma sugestão aos vereadores barbarenses: que tal reconhecerem oficialmente a atitude do vereador de Americana por meio de uma moção de aplauso? Essa seria uma oportunidade de demonstrar que admiram e valorizam iniciativas de solidariedade e que estão abertos a aprender com gestos exemplares como o de Juninho Dias.

Os vereadores de Santa Bárbara d’Oeste precisam urgentemente repensar suas prioridades. A tragédia das enchentes é um chamado à ação, não à indiferença. Seguir o exemplo de Juninho Dias seria o mínimo que poderiam fazer para mostrar que estão, de fato, comprometidos com o bem-estar de sua comunidade. Atitudes como a dele renovam a esperança de que é possível exercer a política com dignidade, responsabilidade e um verdadeiro espírito público.

Resta saber se os vereadores barbarenses estarão à altura desse exemplo ou se continuarão trilhando o caminho da omissão e do egoísmo. A população, cada vez mais atenta, espera por respostas concretas e não apenas palavras ao vento.

 

Dennis Moraes é Comendador outorgado pela Câmara Brasileira de Cultura, Jornalista, Feirante e Diretor de Jornalismo do SB24Horas. Acesse: dennismoraes.com.br

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!